ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR PLEASEEEE!!!!
1. Diferencie Socialismo e Comunismo. Por que, no Brasil, a maioria confunde essas definições?
2. Por que o mundo socialista 'caiu'?
3. O que é Embargo Econômico? Cite 2 exemplos de onde ocorreu.
Respostas
Opa, tudo bom!?
1 - O socialismo é um sistema ideológico e econômico que tem como objetivo alcançar a igualdade entre todos os membros da sociedade.
Já o comunismo seria o resultado da implantação das ideias socialistas, onde o objetivo principal é a busca da igualdade entre os membros da sociedade. Assim, o governo, que estaria formado pela classe trabalhadora, seria o proprietário principal e teria o poder decisório em todos os assuntos.
b) No Brasil é muito comum a população confundir as definições de socialismo e comunismo, pois ambas tem quase o mesmo conceito, a principal diferença é que o socialismo é a ideologia e o comunismo e sua verdadeira aplicação.
DEFINIÇÃO:
Socialismo: Sistema econômico que procura alcançar a igualdade entre os membros da sociedade, mantendo os bens de produção como bens coletivos.
Comunismo: Sistema econômico e político que defende uma sociedade sem classes. Nele, os meios de produção e outros bens pertencem ao governo e a produção é dividida igualmente entre todos.
FILOSOFIA:
Socialismo: Cada um contribui de acordo com suas habilidades e recebe de acordo com sua colaboração.
Comunismo: Cada um coopera de acordo com suas habilidades e recebe de acordo com suas necessidades.
2 - O mundo socialista não obteve êxito e foi considerados por muitos como a Grande Mentira do século XX. O excesso de centralização do poder, a classe de dirigentes, bem como os funcionários de alto escalão do governo, passaram a desfrutar de privilégios que não faziam parte do cotidiano da maioria da população; o que era bastante contraditório, pois o socialismo buscava a construção de uma sociedade igualitária.
Ou seja, o socialismo no papel era de um jeito, na prática era de outro. Por isso caiu.
3 - O embargo econômico corresponde a proibição da comercialização de um Estado devido a uma punição política ou a conduta de um determinado país. Economistas afirmam que esses procedimentos ao invés de conterem, acabam fortalecendo ainda mais o governo do país coibido, sendo dois grandes exemplos disso Fidel Castro ( Cuba) e Saddam Hussein ( Iraque). Mesmo com as medidas drásticas que eles foram submetidos, por muito tempo ambos ainda continuaram no poder com toda intensidade.
Exemplos: Fidel Castro (Cuba) e Saddam Hussein (Iraque)
Espero ter ajudado! Ficou um pouco longo mas quis colocar o máximo de detalhes possíveis!