Respostas
Não sei se entendi certo, mais acho que vc perguntou Quais são as manifestações artísticas de comidas típicas.
O nordeste possui manifestações culturais muito fortes e marcantes as comidas típicas, as danças, as músicas, as paisagens, diversidade de sotaques e etnias dão ainda mais vida e cor a seus povos.
As festas juninas do nordeste são uma das manifestações culturais e artísticas forte no território, sendo comemoradas no mês de junho. reunindo pessoas e todo o Brasil, as festividades celebra três Santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
A culinária do nordeste recebeu influência dos portugueses, indígenas e africanos. Sendo assim, as comidas nordestinas são preparadas com muito tempero e pimenta.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
As tradições culturais que fazem do Brasil um lugar único
Conheça as expressões culturais de um dos cenários mais ricos do mundo: o Brasil.
Adicionar aos favoritos
Música regionais, danças típicas, festas populares, artesanatos cheios de cores e personalidade. Diversas manifestações artísticas fazem do Brasil um destino único que convida você a conhecer a cultura brasileira, nas cinco regiões do país.
Norte: A cultura no Norte é representada por meio das festas populares. Todos os anos, no mês de junho, pessoas de todas as partes do país participam de uma das principais festas do folclore brasileiro: o Festival Folclórico de Parintins, também conhecido como a Festa do Boi Bumbá. Com três dias de duração, o evento retrata a lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi e o cotidiano dos habitantes da região por meio de danças de influência indígena. A procissão católica do Círio de Nazaré, em Belém (PA), também é um passeio relevante, atraindo fiéis para uma caminhada de fé pelas ruas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A culinária do Norte também é cheia de sabores únicos que vale a pena experimentar.
Nordeste: O Nordeste não atraia apenas pelas belas paisagens de natureza exuberante, mas também pela cultura. Extremamente expressiva, a região atrai multidões em época de carnaval. Em junho, outra grande festa domina a região: as tradicionais Festas Juninas. Ao som de muito forró, ritmo tipicamente nordestino, os município de Caruaru, em Pernambuco, e em Campina Grande, na Paraíba, comemoram o São João com dança, quadrilhas, comidas típicas e artesanato. É no Nordeste onde também se destaca a cultura de origem africana na música, na religião e na variedade de sabores da gastronomia brasileiras.
Centro-Oeste: No Distrito Federal, a capital do Brasil, Brasília, merece destaque. Além de ser centro das decisões políticas do país, a cidade têm obras de reconhecimento internacional, como o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto, dentre outros. A 140 quilômetros de Brasília, você encontra a pequena cidade de Pirenópolis, em Goiás, com uma das mais significativas expressões culturais da região: a Festa do Divino, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos.
Sudeste: Todos os anos, durante o Carnaval, milhares de pessoas se encontram nos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, na famosa Marquês de Sapucaí. Perto do Rio, a cidade de Paraty recebe a Feira Literária Internacional de Paraty, inserida no circuito dos festivais internacionais de literatura. Outra festividade imperdível é a Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo. A festa, que tem como atração principal rodeios e shows musicais, acontece sempre em agosto e dura cerca de dez dias.
Sul: Os traços da cultura européia fazem o Sul do país um lugar em que se celebram as tradições. A Festa da Uva, em em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e a famosa Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina, são regadas a muita cerveja, vinho, pessoas bonitas e, claro, o tradicional chimarrão, bebida característica do Sul que não pode faltar em nenhum evento social da região.
Explicação:espero ter ajudado você