• Matéria: Filosofia
  • Autor: la6737671
  • Perguntado 6 anos atrás

Elabore um argumento (TEXTO - mínimo de 10 linhas) que explique a importância do Utilitarismo para Política Brasileira. ​

Respostas

respondido por: yasminbsfelix
5

A natureza colocou a humanidade sob o domínio de dois mestres soberanos, a dor e o prazer. Ao trono desses dois senhores está vinculada, por uma parte, a norma que distingue o que é certo do que é errado, e, por outra, a cadeia das causas e dos efeitos”.

Levado para o campo da vida política e moral, o conceito de utilidade acabou tornando-se um princípio não apenas para o cidadão comum, mas, também, para os governos e os legisladores, a quem cabe elaborar leis e diretrizes que proporcionem o máximo de felicidade e bem-estar para o maior número de pessoas. Bentham estabeleceu, assim, uma relação de custo/benefício para todas as ações sociais, que devem ser avaliadas pelo resultado efetivamente alcançado e não pela intenção que orienta a ação, de forma a se obter o maior bem-estar e a máxima felicidade para o maior número possível de indivíduos. Para ele, a dor e o prazer, além de explicar as nossas ações, definiriam, também, o que é bom e moral.

Esse fundamento poderia servir de base para uma reforma social, legal e moral da sociedade. A princípio, a doutrina do utilitarismo alcançou grande popularidade no mundo anglo-saxônico, uma vez que se tratava de um sistema ético muito fácil de entender e aplicar: para se verificar se uma ação reunia uma justificativa moral relevante bastaria simplesmente calcular as consequências daquela ação; caso fossem boas e adequadas para a maioria das pessoas, então a ação teria fundamento moral e poderia ser praticada, independentemente de quaisquer outras considerações, inclusive de natureza religiosa.

Até aqui, tudo bem. Porém, logo começaram a surgir as críticas, que não eram poucas. Se as ações fossem sempre tomadas com base no utilitarismo, isso poderia nos levar à conclusão de que os fins justificam os meios, ou seja, para se alcançar uma finalidade boa para a maioria, seria justificável tomar qualquer medida, ainda que essa medida pudesse prejudicar uma minoria.

Perguntas similares