Respostas
Resposta:
É entre os meses de outubro e novembro que as cidades indianas são contagiadas pelo maravilhoso festival das luzes, também conhecido como Diwali.
Famílias se reúnem, casas, ruas, pessoas, e até mesmo as vacas são decoradas. Luzes, lâmpadas, fogos de artifício, fogueiras, além de flores e doces tomam conta da cidade.
Seguindo a tradição, a população acende diversas lâmpadas de argila com óleo, as chamadas diyas, que levam consigo a mensagem mais subliminar do Diwali: “Venha, deixe-nos remover a escuridão da face da terra”.
Aliás, por todas as partes é possível ver os diyas, feitos artesanalmente pelas famílias indianas e vendidos pelas ruas das cidades.
Tão bonito quanto a decoração, é também o que o festival significa para os indianos. Diwali quer dizer “fileira de lâmpadas” e representa a vitória da luz sobre as trevas, do Bem sobre o mal, do conhecimento sobre a ignorância.
O festival começa no primeiro dia do calendário lunar hindu, ou seja, na noite mais escura do ano, o dia de lua nova. É a transição da Lua Minguante para a Crescente, da passagem das trevas para a luz.
São cinco dias muito alegres para os indianos, e uma experiência única para quem visita o país nessa época do ano.
Explicação: