Leia o texto abaixo.
O ciclone só se forma sobre mares de água quente. Quando ele acontece no oceano Pacífico, recebe o nome de tufão e, quando surge no oceano Atlântico, é chamado furacão.
Nessas regiões do planeta, o calor faz com que muita água do mar evapore e se formem nuvens imensas. A evaporação intensa causa alterações na pressão do ar e ele se desloca das zonas de alta pressão para outras de pressão menor, provocando chuvas e ventos fortes, com velocidades que ultrapassam os 200 quilômetros por hora. No meio das nuvens, fica o olho do furacão, uma área bem quente, sem chuvas ou ventos. É por ali que a água evapora cada vez mais, alimentando o redemoinho que se forma ao redor. Se o ciclone chega à terra firme, vai perdendo força e se dissipa, mas, antes, pode formar ondas de até 15 metros e causar destruição.
Recreio. jun. 2006. (P100122CE_SUP)
(P100122CE) Na frase “... e ele se desloca...” (2º parágrafo), o pronome destacado está se referindo a
ar.
calor.
ciclone.
furacão.
vento.
jackeline8946:
ciclone
Respostas
respondido por:
145
A) ar.
Na formação de ciclones, tufões e furacões, o ar é deslocado de forma constante, fazendo com que estes fenômenos da natureza seja criados.
A evaporação da água em lugares mais quentes faz com que o ar seja direcionado para cima, enquanto o ar mais gelado e denso que está nas nuvens é direcionado para baixo.
Então, dessa forma, os ventos que fazem acelerar o ar nestes lugares, mais os ares quentes e gelados são os responsáveis pela criação de um furacão.
Existem categorias para os furacões, que podem chegar em até 250km/h (categoria 5).
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/23370126
Anexos:
respondido por:
20
Resposta:
A) Ar
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás