Alguém pode me ajudar?? Preciso da análise sintática do texto abaixo:
Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais.
Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebe chinês.
- E o meu nome? Outro engano.
-Seu nome não é Lírio?
-Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e...
Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade.
Respostas
Resposta:
1)Os elementos utilizados pelo autor são principalmente as situações peculiares que a personagem da crônica vive desde seu nascimento,sendo um engano atrás do outro o colocando em situações cada vez mais inusitadas.
2) A: O faz ir para uma família de orientais, que não compreendem o fato da criança não ter herdado seus traços.
B: Acaba com o casamento de sua mãe verdadeira pelo fato de ter levado para casa um filho de olhos puxados.
C: Da a ele um nome que não deveria ter.
D: Apesar de ter sucesso na prova do Vestibular seu nome não entra na lista de selecionados na universidade.
E: O faz pagar contas telefônicos com valores altíssimos, sendo que ele mesmo não possui um telefone.
F: Ele constata que foi vítima de um outro engano e agora pertence a outro gênero.
3) Conforme lemos a crônica notamos que a vida do "Homem Trocado" é uma sequência de enganos e erros,todos um atrás do outro e sem fim,como se esses tais enganos representassem uma maldição que o persegue por todo a vida,portanto, quando surge a palavra "desenganado" por um momento ele acredita que a maldição do engano que o persegue chegou ao fim pelo, mas a palavra não carrega o significado que ele espera o que gera uma situação cômica.
4) Até o ultimo momento da crônica, acompanhamos o personagem contar sua vida moldada por erros e enganos,porém, a crônica nos faz acredita que essa vida ficou para trás e finalmente algo deu certo e correu bem, que no caso seria sua cirurgia,porém descobrimos na linha final que assim como ele fomos enganados e sua vida de erros continua,o que gera surpresa e por ser uma situação inusitada gera humor.
bons estudos ; )