Alguém me ajuda?
Dmr
É a abreviação de demorou. Significa que está tudo certo, que a pessoa entendeu e respondeu de forma positiva.
Exemplo: — Vou comprar um tênis de corrida hoje.
— Dmr!
Pdc
Pdc pode ter 2 significados. O mais comum é: Pode crer. O mais incomum é: Pode ser.
Exemplo 1: — Tá sabendo que eu vou viajar nesse final de semana né?
— Pdc…
Exemplo 2: — Posso te dar o dinheiro semana que vem?
— Pdc.
A abreviação é um recurso comum na linguagem informal e tem se tornado cada vez mais utilizada pelos usuários da internet em bate-papos virtuais. Analisando os exemplos de que trata o texto, constata-se que um dos processos de formação de abreviações nesse contexto virtual é o(a)
a) omissão das sílabas finais da palavra.
b) repetição do grafema inicial da palavra.
c) união entre letras e outros sinais gráficos.
d) utilização da primeira letra de cada sílaba.
e) redução da palavra aos seus grafemas vocálicos.
Respostas
Resposta:
d) utilização da primeira letra de cada sílaba.
Explicação:
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
Alternativa A
(F) Embora em outras abreviações usadas na internet possa haver omissão de sílabas finais das palavras, isso não ocorre nos exemplos apresentados no texto. Nesses, mantém-se pelo menos uma letra da última sílaba de cada palavra.
Alternativa B
(F) Nos exemplos apresentados, não há repetição do grafema inicial das palavras, mas sim a utilização, uma única vez, do grafema inicial de cada sílaba.
Alternativa C
(F) Embora as abreviações, nos exemplos, estejam seguidas por sinais de pontuação, estes não fazem parte do processo de formação da abreviação, mas são usados apenas para indicar a entonação. Também não há outros sinais gráficos, além das letras, que formam as abreviações nos exemplos.
Alternativa D
(V) Por meio dos exemplos dados no texto, “Dmr” e “Pdc”, percebe-se que, na formação da abreviação, utilizou-se apenas as primeiras letras de cada sílaba da palavra “demorou” e da expressão “Pode crer”, respectivamente.
Alternativa E
(F) Na construção das abreviações exemplificadas no texto, não há grafemas vocálicos, mas apenas grafemas que representam sons consonantais, os quais dão início às sílabas das palavras abreviadas em questão.
Fonte: Sas