MARCAR V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO. 1) ( ) A principal diferença entre reprodução sexuada e assexuada está no fato de apenas uma gerar variabilidade genética. 2) ( ) Quando falamos em reprodução, sempre nos lembramos da reprodução humana, que envolve gametas e dois indivíduos, portanto esta reprodução é do tipo assexuada. 3) ( ) Podemos dividir os tipos de reprodução em dois grandes grupos: a reprodução sexuada e a reprodução assexuada. 4) ( ) Na reprodução sexuada, observamos a participação de gametas e a combinação dos genes herdados dos pais. 5) ( ) A reprodução sexuada é um tipo de reprodução que leva, portanto, à variabilidade genética. Nesse caso, haverá descendentes semelhantes aos pais, não cópias idênticas. 6) ( ) A reprodução assexuada difere-se da sexuada em vários aspectos, como o fato de ser mais complexa e, em geral mais lenta. 7) ( ) Existe uma série de tipos de reprodução assexuada. 8) ( ) Partenogênese: Processo em que as fêmeas produzem descendentes a partir de óvulos que já foram fecundados. É um tipo observado em abelhas. 9) ( ) Fragmentação: O indivíduo fragmenta-se em porções que se regeneram e dão origem a outros indivíduos. Podemos observar esse processo em estrelas do mar. 10) ( ) Brotamento: Surgem brotos no organismo que dão origem a outro. Esse broto pode se soltar ou permanecer ligado, formando, nesse caso, colônias. É o que ocorre com as hidras, por exemplo. 11) ( ) Divisão binária, bipartição ou cissiparidade: O organismo divide-se ao meio, originando dois. Pode ser observado em bactérias. 12) ( ) Divisão múltipla: Ocorre uma divisão que dá origem a apenas uma célula-filha. Pode ser verificada em alguns protozoários. 13) ( ) Propagação vegetativa: Reprodução das plantas que é facilitada ou induzida pelo ser humano e ocorre a partir do plantio de porções do vegetal. 14) ( ) Enquanto a assexuada não envolve a produção de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve gametas e resulta em variabilidade genética.
Respostas
Resposta:
1v, 2f, 3v, 4v, 5v, 6f, 7v, 8f, 9v, 10v, 11v, 12f, 13v, 14v.
Explicação:
Divisão múltipla ou Fissão múltipla – o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.
Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios)
Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade (cissiparidade usado apenas para seres unicelulares) - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais. (ex: ameba, planária, paramécias). Na reprodução sexuada há varibilidade genética, Já reprodução assexuada os individuos sao copias idênticas ( em alguns casos de bacteria podem haver troca genética, possívelmente podendo ser um tipo de reprodução sexuada).