Respostas
Resposta:
eu acho que a explicação para esse caso não viria dessa parte dos desertos, mas sim da incidência dos raios solares na linha do Equador. Se você perceber, durante quase todo o ano, os raios incidem quase mesma forma, logo, a amplitude térmica é pequena quando comparada à uma região de maior latitude, por exemplo.
Vale lembrar a posição da terra em diferentes momentos do ano.
Um exemplo prático: Macapá é cortada pela linha do Equador e é uma cidade bem quente durante o ano todo (tente pensar também em cidades e estados próximos a linha do Equador). Agora, se formos pensar em Porto Alegre que está mais distante da linha do equador, você consegue notar as diferenças de temperatura durante o ano.
Eu tentei pegar um exemplo nacional, mas se você tentar extrapolar e pensar em exemplos de outros países pode te ajudar ainda mais.
Em relação aos desertos, existem desertos na linha do Equador, mas há outros fatores que condicionam a formação de um deserto: as correntes marítimas, por exemplo. Também há desertos gelados e por ai vai. Vou colocar uma imagem e, se você reparar, há muitos próximos à latitude 30°N e também 30°S.
As médias términas anuais tendem a ser mais reduzidas no Canadá e na Russia, os quais são dois países que localizam-se em pontos distantes da linha do Equador, assim, recebem menor incidência luminosa no decorrer do ano. Consequentemente, as temperaturas dessas regiões, no decorrer do inverno, são bastante rigorosas.
As médias térmicas anuais
São parâmetros que indicam as variações de temperatura no decorrer de um ano. Esses dados são relevantes, inclusive, porque corroboram com a determinação do clima de um território.
Saiba mai sobre as médias térmicas em: https://brainly.com.br/tarefa/17996735
#SPJ2