Respostas
Córnea
A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos.
Esclera
A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho que está ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem como função a de dar proteção para as estruturas mais internas.
Conjuntiva
A conjuntiva é uma membrana mucosa, transparente e fina que tem a função de proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o globo ocular.
Íris
A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris. Ele sofre variações dependendo da quantidade de melanina armazenada, o que é definido por cerca de 150 genes diferentes.
Corpo ciliar
O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares. Outra função dessa parte é a de manter a pressão ocular adequada e o formato esférico do globo.
Cristalino
O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica que fica localizada logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente e focaliza a luz que penetra na pupila e forma imagens na retina. É o cristalino que faz o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo.
Humor vítreo
Também chamado de corpo vítreo ou apenas vítreo, é uma estrutura gelatinosa e viscosa da anatomia do olho que ocupa a porção central do globo ocular. Seu volume médio é de cerca de 4 ml em cada um deles.
Retina
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico
Coroide
A coroide é a camada média do olho que fica localizada entre a esclera e a retina. Essa é uma membrana muito fina, intensamente pigmentada e vascularizada.
Nervo óptico
O nervo óptico é formado a partir da união de fibras nervosas das células ganglionares da retina. Essa estrutura faz a conexão do olho com o cérebro.
Glândula lacrimal
A glândula lacrimal fica localizada na parte interna da pálpebra superior mais ao lado do globo ocular. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.
Pálpebras
As pálpebras são consideradas anexos oculares. São formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele, na parte externa e conjuntiva, na parte interna. Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea.
Cílios
Os cílios são os pequenos pelos localizados nas bordas externas das pálpebras, formando uma franja protetora do globo ocular. Eles protegem os olhos de sujeiras ou partículas suspensas no ar, fazendo a retenção deles e impedindo que atinjam o globo ocular.
Humor aquoso
Humor aquoso é um líquido com aspecto transparente e incolor que contém em sua composição água e eletrólitos. Fica localizado nas câmara anterior do globo ocular, entre a córnea e o cristalino.
Mácula
É uma estrutura central muito pequena da anatomia do olho. Sua função é garantir uma visão centralizada quando estamos lendo ou realizando alguma tarefa cujo campo visual é restrito.
Pupila
Corresponde a abertura central da íris. Seu diâmetro é regulável e se altera permitindo que uma maior ou menor quantidade de luz que penetra nas porções internas do globo ocular