• Matéria: Filosofia
  • Autor: alemi452
  • Perguntado 6 anos atrás

O Utilitarismo de John Stuart Mill, tão presente no século XIX, estabelecia a felicidade como sendo algo “quantificável”, uma vez que defendia que as ações úteis eram aquelas que produziam a maior felicidade possível. Assim, pode-se dizer que tal linha de pensamento dispensa a metafísica como presente na construção de felicidade “ideal”, já que ela se torna meramente “prazer e ausência de dor”, algo científico e observável. O pensamento de Mill popularizou-se durante o século XIX sobretudo pelo

A) fim da metafísica e substituição da filosofia pelas ciências sociais.
B) gosto por uma maneira mais simples de resolver os problemas da sociedade.
C) embate entre racionalistas e empiristas, onde os empiristas sempre acabavam levando maior crédito.
D) novo modo de enxergar o governo, que deveria assegurar a felicidade de todos.
E) advento da ciência positivista representada por Comte para a resolução de problemas sociais, como cura para doenças, o que garantia seu prestígio e a confiança em dados quantificáveis.


claraanna2425p3182i: sabe a resposta?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
6

Alternativa correta.

B) gosto por uma maneira mais simples de resolver os problemas da sociedade.

O utilitarismo proposto por Mill identificava-se como uma forma mais simplista de resolver os problemas sociais, assim como elementos não palpáveis, como a própria felicidade.

Um dos objetivos seria agregar uma maior quantidade de adeptos a estes pensamentos, todavia sabe-se que formas racionais não poderiam solucionar elementos irracionais, o que refletia-se em um grande erro em seu pensamento.

Perguntas similares
7 anos atrás