• Matéria: História
  • Autor: juangarcialopes41
  • Perguntado 6 anos atrás

Durante a colonização brasileira, o Estado português deteve o monopólio do tráfico negreiro. Explique como essa atividade se inseriu na lógica mercantilista.

Respostas

respondido por: JGBispo
1

Resposta:

Restauradores e Chimangos

Explicação:

Os chamados “restauradores”, também conhecidos como “caramurus” eram os mais conservadores da época. Formado essencialmente pela figura de comerciantes portugueses, burocratas e militares, estes defendiam o retorno do imperador Dom Pedro I para o Brasil. Defendiam também um regime monárquico fortemente centralizado e criticavam fortemente os demais partidos políticos da época.

Popularmente designados como “chimangos”, os liberais moderados não simpatizavam com o regime absolutista e contavam com a presença de aristocratas da porção centro sul do país. Apesar de não concordarem com o absolutismo, defendiam a manutenção de um regime monárquico capaz de defender os interesses da elite agroexportadora do país. Buscavam equilibrar o aumento das funções do Poder Legislativo com uma autoridade monárquica que se mostrasse compromissada com as elites nacionais.

Perguntas similares