1- O que é socialização?
2- Como o indivíduo é socializado dentro da socialização primária?
3- Quais são os outros espaços de aprendizado onde podemos aprender além da família?
4- O que são instituições sociais?
5- Qual a diferença dos processos de socialização na infância e na adolescência?
Respostas
1 - Socialização é o processo que insere um indivíduo na sociedade, adequando-o às regras e fatos sociais e assimilando ao próprio grupo social, sendo um processo contínuo até o fim da vida do indivíduo.
2 - O indivíduo se socializa ao internalizar por processos contínuos as regras e leis sociais, como a forma de comunicação, as atitudes adequadas ou não e as normas sociais. O período inicial dessa interiorização, em que o indivíduo aprende a se identificar na sociedade ao interiorizar ações de pessoas exteriores com laços afetivos, e que ocorre principalmente em ambiente familiar durante a infância, é tido como Socialização Primária.
3 - Em ambientes como escolas, círculos afetivos, locais de trabalho, centros religiosos e todo local que efetua relações entre pessoas.
4 - Instituições Sociais são instrumentos sociais reguladores das ações sociais, onde ocorrem os processos de socialização dentro de um conjunto de regras e normas para as interações sociais, de forma duradoura. Elas não atuam isoladamente, ao contrário, atuam de maneira interdependente, de acordo com os comportamentos e preferências determinantes de cada grupo social.
5 - Durante a infância, a criança, por não ter uma base de conhecimento, tende a internalizar qualquer atitude externa, considerando as ações dos entres próximos como modelos a ser seguidos. Para tal, é necessário que as instituições (principalmente a familiar) adeque a criança para que esta se encaixe no meio social. É uma internalização principalmente do modo de se portar em sociedade. Já durante a adolescência, os jovens buscam internalizar costumes e hábitos de grupos sociais mais próximos aos seus próprios costumes, uma vez que já tem base suficiente para discernir as ações adequadas aos fatos sociais. Desta forma, a instituição central na socialização é a escola, que a insere em diferentes meios e grupos sociais, atuando como um 'microcosmo' da sociedade, visando sua adequação aos diferentes grupos sociais, às regras gerais e à hierarquia social.