O que foi a Revolução Industrial? O que facilitou que ela ocorresse?
A) Processo de fabricação de diversas mercadorias, produzidas manualmente e com requintes de detalhes; o que facilitou a Revolução Industrial foram as ferramentas bem amoladas para serem usadas.
B) Processo de fabricação de trens, carros e tripés para transportar somente pessoas em distâncias de até 15 km; o que facilitou a Revolução Industrial foi a descoberta de metais.
C) Processo de retirada de vários componentes do petróleo para uso energético; o que facilitou a Revolução Industrial foi a descoberta do petróleo.
D)Processo de fabricação de diversas mercadorias, quase sempre produzidas em série, portanto fazendo o trabalhador se tornar um especialista; o que facilitou a Revolução Industrial foi a máquina a vapor.
Respostas
Resposta:
Primeira Revolução Industrial corresponde à primeira fase da Revolução Industrial, período caracterizado pelo grande desenvolvimento tecnológico iniciado na Europa e que, posteriormente, espalhou-se pelo mundo, provocando inúmeras e profundas transformações econômicas e sociais. A Primeira Revolução Industrial iniciou-se por volta de 1760, marcando a transição de um sistema feudal para o sistema capitalista, e durou até meados de 1850, quando, então, iniciou-se a segunda fase da Revolução Industrial.
A Revolução Industrial foi dividida em três fases, baseadas nos avanços tecnológicos alcançados e suas consequentes transformações. São elas:
→ Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850;
→ Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945;
→ Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.
Para saber mais sobre a Revolução Industrial, como antecedentes históricos, o pioneirismo inglês, entre outras informações, clique aqui: Revolução Industrial.
Características da Primeira Revolução Industrial
A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, em meados do século XVIII, significou um período de grandes mudanças. Essas mudanças, ao longo dessa fase, estavam limitadas ao domínio inglês. Contudo, ao longo do desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramentos de técnicas, essas transformações espalharam-se pelo mundo todo, sendo, portanto, fundamental para entender a atual configuração da sociedade.
A principal característica dessa fase é a mudança do processo produtivo. Anteriormente, o trabalho era feito por artesãos, mulheres, homens e crianças, que o desenvolvia em suas casas ou em oficinas. Com a Revolução Industrial, esse trabalho passou a ser desenvolvido em fábricas com a utilização de máquinas. Antes, a execução de trabalho que era feita manualmente demandava muito tempo, visto que os trabalhadores precisavam realizar todas as etapas do sistema produtivo.
Com o avanço tecnológico, foi possível desenvolver máquinas capazes de otimizar o tempo, possibilitar a produção em maior escala e, consequentemente, o aumento dos lucros. Nesse período, passa a existir o que conhecemos por “divisão do trabalho”. Cada trabalhador passa, então, a exercer apenas uma etapa da produção e não todas as etapas (da matéria-prima à comercialização), como era feito anteriormente.
Surge também o trabalho assalariado, ou seja, o trabalhador que antes controlava o processo produtivo, passa a ser um funcionário que recebe uma remuneração
Resposta:letra D
Explicação: