O lançamento do disco na Antiguidade era parte integrante do Pentatlo Pesado, que incluía o salto em distância, o “Stadion”, o lançamento do dardo e uma luta, juntamente com o lançamento do disco. (BORGES, [2019], on-line). A imagem símbolo da Educação Física é a estátua chamada Diskobolos, de Myron, que representa o momento preparatório para o lançamento do disco. Assim quanto famosa, a prova é um pouco complexa, por isso a sequência do lançamento do disco é dividida em fases. BARALDI, E.C.C; De OLIVEIRA, H.G. Esportes Individuais: Atletismo. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Considerando as fases do lançamento do disco, cite o objetivo de cada fase e descreva o desenvolvimento de cada uma delas.
Respostas
Resposta:
As fases possuem a denominação de : preparação, rotação ou giro, lançamento e recuperação.
Fase de preparação: o objetivo desta fase é preparar o lançador para a rotação ou giro e criar a pré-tensão nos ombros e braços.
Características técnicas: as costas devem ficar posicionadas na direção do lançamento. As pernas deverão ficar afastadas na largura dos ombros, e os
joelhos, ligeiramente flexionados. O peso do corpo deve ser equilibrado no terço anterior dos pés ou na região plantar. O disco precisa ser balançado para
trás, e o calcanhar esquerdo deverá ser elevado. O tronco gira durante o balanço, e os braços necessitam ser mantidos à altura dos ombros
Fase de rotação ou giro: é a parte inicial; tem como objetivo o ganho de velocidade com a rotação do corpo.Características técnicas: o joelho, o braço e a região plantar do pé do lado esquerdo rodam em um movimento ativo e simultâneo. O peso do corpo é totalmente sustentado pela perna esquerda que está ligeiramente flexionada. O braço que segura o disco deverá ficar atrasado em relação ao tronco. A perna direita acompanha o movimento e passa rasante, acompanhando o giro.
Fase de rotação ou giro: é a segunda etapa; o objetivo desta fase é o lançador e o disco ganharem velocidade, bem como criar pré-tensão do tronco.Características técnicas: o pé esquerdo é que impulsiona o corpo para frente, e a parte anterior do pé estará voltada para a direção do lançamento. Durante o giro, o lançador dará um breve salto rasante sem estender a perna de impulsão. O pé direito faz uma abordagem no solo e será apoiado pelo terço anterior do pé, girando para dentro. O braço esquerdo mantém-se flexionado à frente do tronco. A perna esquerda passa pela perna direita em direção à frente do corpo.
Fase do lançamento: esta fase será dividida para a melhor compreensão dos movimentos. Os objetivos são manter a posição equilibrada do corpo e
preparar-se para a aceleração final do lançamento. Características técnicas: no início da fase de lançamento, têm como função indicar os movimentos dessa parte da fase. A perna direita deve estar flexionada, em sequência, o pé da perna direita gira pela planta na direção do lançamento. O disco, neste momento, deverá se posicionar à altura da cabeça. A perna esquerda toca o solo rapidamente, logo após, a direita.
Fase final do lançamento: o objetivo, neste momento da fase de lançamento, é transferir a velocidade do deslocamento para o disco.Características técnicas: a perna direita realiza uma rotação, seguida de uma extensão com a máxima potência. O lado direito do quadril gira em direção à frente do círculo ou da direção do lançamento. A parte esquerda do corpo é bloqueada pela extensão da perna esquerda e pela flexão do cotovelo esquerdo, que deve estar flexionado junto ao tronco.O peso do corpo é transferido da perna direita para a esquerda. O disco sai da mão à altura do ombro ou levemente mais baixo.
Fase de recuperação: o objetivo desta fase é a estabilização do corpo a fi m de evitar que sejam ultrapassadas os limites da borda do setor de lançamento. Características técnicas: inverter a posição das pernas rapidamente, a perna direita deve ser flexionada para recuperar a posição corporal, o tronco abaixa levemente à frente e a perna esquerda é elevada para manter o equilíbrio.
Explicação:
Resposta:
Os movimentos dos lançamentos são divididos em quatro fases, conforme Fernandes (1978), e são comuns a todos:
a. Preparação.
b. Construção do movimento.
c. Lançamento.
d. Recuperação.
Na fase de preparação, o aluno deverá pegar o implemento e se preparar para a construção do movimento.
Na fase de construção do movimento, o objetivo é aumentar a velocidade do lançamento e acelerar a velocidade do corpo e do implemento para o nível ideal. Essa velocidade é feita em um movimento linear (reto) no lançamento do dardo e no arremesso do peso e, em movimentos rotacionais, no lançamento do disco e do martelo.
Na fase de lançamento, a velocidade é armazenada, aumentando a transferência do peso do corpo para o implemento que será lançado. Existe um momento, em todos os lançamentos, que é chamado de posição de forma, é a ligação entre a construção do
movimento e o lançamento.
Um dos pontos mais importante para os lançamentos é a posição de força. Para a sua execução nos vários lançamentos, você deverá observar alguns pontos comuns:
• Tensão muscular em todo o corpo.
• Posição equilibrada com os dois pés no chão.
• O peso do corpo sobre o pé direito com o calcanhar direito levemente levantado.
• Inclinação atrás levemente em direção ao lançamento.
Caro(a) aluno(a), a seguir, apresentaremos algumas figuras da posição de força para os lançamentos.
Na fase de lançamento, o aluno deverá manter o movimento e iniciar a aceleração final do implemento.
Os movimentos devem ser contínuos e deverão ser utilizadas todas as alavancas, em um movimento de extensão completa de todas as articulações.
Pontos importantes a serem observados na fase de lançamento:
• Ação completa e sucessiva de movimentos sequenciais com a extensão completa de todas as articulações do tornozelo, do joelho, do quadril, do tronco, do ombro, do cotovelo e dos punhos.
• Extensão rápida da perna direita, utilizando os músculos dela para elevar o corpo.
• Ação forte da perna esquerda para acelerar o lado direito e, assim, produzir movimento vertical.
• Posição de torção, provocando pré-tensão no tronco, no ombro e nos braços – que podem ser usados para produzir aceleração contínua.
• Ação bloqueadora do lado esquerdo, permitindo que o lado direito possa continuar a produzir força.
Na fase de recuperação, o objetivo é recuperar a posição de equilíbrio, evitando, assim, ultrapassar os limites regulamentados do setor de lançamento.
Explicação:
Livro do Curso a patir da pág. 140 a 142 e 151 a 156.