Diz respeito à gradação adequada dos fatores do treinamento (intensidade e volume), de modo a estimular o aumento das capacidades funcionais do organismo. Ou seja, significa obedecer à progressividade da carga de trabalho a partir do volume e da intensidade do programa, objetivando o alcance de novos níveis de adaptações morfofisiológicas não alcançados com a utilização de cargas constantes. A progressividade da carga deve considerar a individualidade do praticante quanto à sua condição de iniciante ou atleta, e à sua capacidade de adaptação a novos estímulos. Em linhas gerais, o volume e a intensidade no início de qualquer programa devem ser baixos, aumentados com a evolução da condição física de cada pessoa, tendo-se, entretanto, a consciência da impossibilidade de aumento infinito da carga de trabalho, estando os atletas mais próximos dos limites máximos. Estamos falando de qual principio?
Respostas
respondido por:
3
Estamos falando sobre o princípio da sobrecarga quando falamos graduação adequada dos fatores do treinamento, ou seja, intensidade e volume, de modo a estimular o aumento das capacidades funcionais do organismo.
Ou seja, devemos obedecer o aumento progressivo da carga de trabalho, de acordo com o volume e intensidade estabelecidos no programa, para que novos níveis de adaptação morfofisiológica seja alcançada.
Para isso, devemos considerar a individualidade do praticante e como o seu organismo consegue lidar com os estímulos do exercício. Com isso, podemos evitar a sobrecarga para o corpo.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás