1e QUESTÃO
A pós-modernidade influenciou a teologia, fazendo a passar rapidamente do campo da dialética,
influenciada pela teologia da Palavra de Karl Barth, ao campo ecuménico e mundial, abandonando sua
influencia europeia e se abrindo a temas como a inculturação (Africa e Asia), feminismo e ação politica. Esse
percurso foi acelerado, como é próprio da pós-modernidade, sendo muito dificil estabelecer marcos
temporais que dividiram uma corrente de pensamento teológico. O que temos, de fato, são movimentos
teológicos, utilizando uma referência do historiador da teologia, Rosino Gibellini (2002), que perpassam
algumas décadas e que não chegam a ser superados, mas se entrelaçam e dão continuidade ao saber
teológico e ao fazer teologia. Dentre esses movimentos, a pós-modernidade contribuiu para enfatizar o que
é chamado de "reviravolta antropológica", ou seja, a teologia passa a estar a serviço do ser humano,
enfatizando os aspectos da encarnação e da redenção em prol da humanidade.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade Maringá Unicesumar, 2018
Leia atentamente o trecho acima e explique a diferença entre uma abordagem antropológica da Teologia e a
proposta da Teologia escolastica, medieval
Respostas
A diferença entre uma abordagem antropológica da Teologia e a proposta da Teologia escolástica medieval está na mudança de perspectiva.
Enquanto o pensamento filosófico-teológico cristão foi centrado na tradição escolástica como determinante da reflexão cristã e apresentada na Revelação divina, na doutrina a ser conhecida e assentada na fé, a abordagem antropológica da Teologia colocou a subjetividade como tema central, o ser humano todo, inteligente e livre, como sujeito, pessoa, autônomo e responsável.
Trata-se de trazer uma nova perspectiva transcendental para a teologia e com ela, a centralidade na antropologia. O pensamento transcendental não mais se resume em mostrar as condições de possibilidade do conhecimento, mas deve ainda mostrar as condições de possibilidade daquele que conhece.
Bons estudos!