Respostas
Resposta:
Os fatores que possibilitaram pioneirismo português nas Grandes Navegações foram: unificação do Estado. posição geográfica favorável à navegação. os estudos náuticos da Escola de Sagres.
Explicação:
Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.
Resposta:
Possibilitaram o pioneirismo português no processo da expansão marítima a posição geográfica de Portugal, a formação precoce do Estado Nacional, a união entre a alta burguesia e a nobreza e a tradição de navegação dos portugueses.
Por conta disto os portugueses, que já colonizavam ilhas no Atlântico desde o Século XV, puderam empreender amplas viagens que os levaram a regiões cada vez mais distantes, podendo fazer o périplo africano, estabelecer colônia na América do Sul e estabelecer novas rotas comerciais.