QUESTÃO 1 Marc Bloch (1976) insistia em explorar os documentos históricos, além de descobrir novos domínios para a História, ou seja, tentava alargar o campo da História para outras direções. BLOCH, Marc. Introdução à História. São Paulo: Publicações Europa-América, 1976. (Coleção Saber). Para o historiador Marc Bloch: Alternativas Alternativa 1: Estes novos domínios se referem, exclusivamente, aos fatores políticos. Alternativa 2: Foi o único a lutar sozinho em prol das mudanças dos domínios da História, por isto mesmo sem sucesso. Alternativa 3: Seus estudos eram orientados para a análise dos fatos econômicos e nesse ponto foi influenciado por Karl Marx. Alternativa 4: Defendia um predomínio da concepção positivista, adaptando-a apenas no que se refere ao uso dos documentos pela História. Alternativa 5: Quanto a exploração dos documentos históricos, defendia a utilização apenas dos oficiais, uma vez que estes possuem maior credibilidade para a História. Questão 1 de 10
Respostas
Alternativa correta.
Alternativa 3: Seus estudos eram orientados para a análise dos fatos econômicos e nesse ponto foi influenciado por Karl Marx.
Marc Bloch foi um importante defensor da expansão da conscientização por fontes de documentos históricos, a níveis sócio-econômicos, se alinhando com algumas fundamentações de Karl Marx.
Diante disso, foi responsável por buscar fontes de diversas áreas, sempre fidedignas, sempre com o objetivo de buscar maior conhecimento de forma mais ilimitada, formando opiniões mais concretas.
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
livro didático, página 100
"Orientava seus estudos, por exemplo, para a análise dos fatos econômicos e, nesse ponto, foi influenciado “sem o reconhecer explicitamente, pela obra de Karl Marx, que o incita a relacionar as estruturas econômicas e as classes sociais”.