No trabalho dos taxonomistas existem "critérios melhores" ou "critérios piores?" Se sim, quais? Porque são "piores" ou "melhores"? Me ajudem pfv!<3
Respostas
Existem sim.
Se dois seres vivos são da mesma espécie são muito próximos, se forem apenas da mesma ordem, são mais distantes, se são apenas da mesma classe um pouco mais, se são apenas do mesmo reino, um pouco mais... E assim por diante. Quanto mais distante for a classificação comum, mais evolutivamente distante ambos seres vivos são.
Exemplo: todos os pandas são da mesma espécie, a espécie dos pandas. Todos os pandas são evolutivamente muito próximos uns dos outros. Todos os pandas e os ursos pretos fazem parte da família Ursidae, então são próximo; gatos fazem parte da familia Felinidae, então são mais distantes. Porém, ambos são da ordem Carnivora, então não são tão distantes assim. Nós somos um tanto mais distantes, pois não somos da ordem Carnivora, porém, somos ambos da classe mammalia, mamíferos.. Somos mais distantes dos peixes, que não são da mesma classe, mas eles são do mesmo reino, Animalia.
Parece bem organizadinho; uma organização que faz muito sentido, não? Mas a verdade, é que a árvore da vida criada pela taxonomia é uma verdadeira bagunça.
Existem classes monofiléticas, ou seja, uma classe que abriga todos os descendentes de certo ser vivo que viveu tempos atrás. Os mamíferos, Mammalia, são um exemplo de classe monofilética; todos os descendentes Sinodelphys, o primeiro mamífero, um animalzinho parecido com um musaranho que viveu na época dos dinossauros. Essas classes monofiléticas são um exemplo de organização; tudo bem como deve ser.
Porém... nem todas as classes são tão lógicas e arrumadas assim, pois existem as classes Parafiléticas. Uma classe que contém alguns dos descendentes de um animal, e alguns deles, não. Uma verdadeira bagunça sem sentido.
Um exemplo de classe parafilética a dos répteis, Reptilia. Ela, contém todos os animais que consideramos répteis; bichos escamosos, meio verdes, de sangue frio. jacarés, cobras, tartarugas, etc. Porém, as aves, elas também são répteis! Ou, os répteis, eles também são aves!
Eles parecem ser muito diferentes, mas os jacarés, eles são evolutivamente mais próximas às aves do que às tartarugas!
Se lembra daquela história que eu contei no começo, sobre os peixes serem mais distantes de nós? Poisé... era pra eles serem mais distantes, mas... os peixes dourados são mais próximos a nós do que aos tubarões https://www.youtube.com/watch?v=5OnVd-wUUac
https://www.youtube.com/watch?v=BdWeOsAWqz8
Toda essa bagunça surgiu porque os antigos taxonômicos não tinham uma maneira fácil, barata e acessível de fazer testes de DNA; na verdade, eles nem sabiam que o DNA existia! Por isso, eles se baseavam puramente na aparência dos seres vivos para saber se são próximos ou distantes. o que mais ou menos funcionava; baleias, apesar de serem parecidas com peixes, tem pulmões, engravidam e amamentam, por isso, apesar de parecerem peixes, os taxonômicos sempre classificaram baleias corretamente, como mamíferos.
Porém, vendo os exemplos que eu dei acima, dos peixes e nós, das aves e dos répteis, da pra ver que isso nem sempre funciona tão bem assim. Por isso, atualmente, a árvore da vida é uma baita bagunça sem sentido.
Hoje nós podemos fazer testes de DNA de uma maneira rápida, prática, eficiente e barata. Por isso, os taxonômicos estão trabalhando para arrumar essa árvore da vida ultra bagunçada. Mas... não se arruma uma bagunça que levou séculos para ser feita em uma semana.
Então, um método bom é um método que analisa o DNA, pois ele traz uma maneira confiável de ver o quão semelhantes duas espécies são, possibilitando que nós as enquadremos no lugar certinho da árvore da vida. Um método ruim é o método usado antigamente, baseado na aparência, que nos fez pensar que tartarugas e tubarões são mais próximos uns dos outros do que tubarões e aves; o que testes de DNA revelaram ser uma grande bobagem.
Um vídeo excelente se você só pode ver se você saber falar Inglês: https://www.youtube.com/watch?v=TJKAPiEndCI
Se você gosta de aprender, eu recomendo muito que você dê uma olhada na biblioteca desse servidor; você vai encontrar um monte de conteúdo científico de altíssima qualidade aí: https://discord.gg/kqrC9jE