Respostas
Resposta:
Pois as escolas brasileiras foram fundadas pelos Europeus .
Explicação:
A resistência indígena é um assunto pouco conhecido na escola, pois ainda possuímos um estilo de ensino positivista.
Ensino de História nas Escolas
Os assuntos como resistência indígena, dos povos negros e femininos, muitas vezes são deixados de lado pelo método de ensino que é aplicado nas escolas.
O método comum do qual estamos acostumados é o método positivista de ensino onde o que prevalece é uma ocidentalização do ensino, onde aprendemos somente feitos que aconteceram no mundo ocidental e deixamos vários outros assuntos de lado.
Esse método também é considerado como algo "neutro", portanto, se vamos estudar a colonização do Brasil, não teremos noção de como foi a resistência dos povos indígenas e nem dos povos africanos. Estudamos apenas os feitos registrados por portugueses.
Porquê isso acontece?
Isso deve-se pela tentativa falha de Auguste Comte (principal pensador positivista) em tentar olhar para as ciências humanas como qualquer outra ciência.
O filósofo alemão Karl Marx com o "materialismo histórico" e a Escola dos Annales com a "História-Problema" vão refutar essas ideias, mostrando que é impossível analisar o processo histórico de forma neutra.
Saiba mais sobre "Apagamento da Resistência Indígena no Ensino" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/647609
#SPJ3