(IFSP) Em 24.09.2013, uma carga de fertilizante à base de nitrato de amônio explodiu em um galpão a dois quilômetros do porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. A decomposição do nitrato de amônio envolve uma reação química que ocorre com grande velocidade e violência. A equação não balanceada dessa reação é: Nessa equação, quando o coeficiente estequiométrico do nitrato de amônio é 2, os coeficientes do nitrogênio, do oxigênio e da água são, respectivamente, A 2, 1 e 4. B 2, 2 e 4. C 2, 3 e 2. D 1, 2 e 2. E 1, 1 e 3.
Respostas
Resposta:
A decomposição do nitrato de amônio por ação do calor é assim equacionada:
2 NH₄NO₃ ---> N₂O + 4 H₂O
resposta:a)
Explicação:
Quando o coeficiente do nitrato de amônio é 2 em sua reação de decomposição, os coeficientes do nitrogênio, do oxigênio e da água são, respectivamente 2, 1 e 4, como indicado pela alternativa a).
Coeficientes estequiométricos dos produtos da decomposição do nitrato de amônio
A equação balanceada da decomposição do nitrato de amônio é dada por: 2NH4NO3 → 2N2 + O2 + 4H2O
Ou seja, quando o coeficiente do nitrato de amônio já é 2 quando são utilizados os menores coeficientes possíveis. Para manter a proporção dos elementos antes e depois da reação, os coeficientes estequiométricos do nitrogênio, do oxigênio e da água são 2, 1 e 4, nessa respectiva ordem.
Aprenda mais sobre estequiometria em: https://brainly.com.br/tarefa/20622364
#SPJ2