Economia global deve encolher quase 1% este ano devido à pandemia do coronavírus A economia global deve encolher quase 1% este ano devido à pandemia da COVID-19, e a produção mundial poderá recuar ainda mais se as restrições impostas às atividades econômicas se estenderem para o terceiro trimestre e se as respostas fiscais falharem em apoiar renda e gastos do consumidor. A conclusão é de um relatório divulgado pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (DESA, na sigla em inglês). Segundo o documento, um pacote de estímulo fiscal bem elaborado, priorizando os gastos em saúde para conter a propagação do vírus e fornecendo suporte de renda às famílias mais afetadas pela pandemia, ajudaria a minimizar a probabilidade de uma recessão econômica profunda. As crescentes restrições ao movimento de pessoas e quarentenas na Europa e na América do Norte estão afetando fortemente o setor de serviços, particularmente setores que envolvem interações físicas como comércio varejista, lazer e hospitalidade, serviços de recreação e transporte. Coletivamente, eles representam mais de um quarto de todos os empregos nessas economias. À medida que as empresas perdem receita, é provável que o desemprego aumente acentuadamente, transformando um choque do lado da oferta em um choque mais amplo do lado da demanda para a economia.A severidade do impacto econômico – seja uma recessão moderada ou profunda – dependerá amplamente da duração das restrições ao movimento de pessoas e atividades econômicas nas principais economias e do tamanho e eficácia reais das respostas fiscais à crise. Segundo o relatório, um pacote de estímulo fiscal bem elaborado, priorizando os gastos em saúde para conter a propagação do vírus e fornecendo suporte de renda às famílias mais afetadas pela pandemia, ajudaria a minimizar a probabilidade de uma recessão econômica profunda.“São necessárias medidas políticas urgentes e ousadas, não apenas para conter a pandemia e salvar vidas, mas também para proteger os mais vulneráveis em nossas sociedades da ruína econômica e sustentar o crescimento econômico e a estabilidade financeira”, destacou Liu Zhenmin, subsecretário para assuntos econômicos e sociais da ONU. Disponível em: . Acesso em 04 jun 2020. (adaptado) No contexto mundial de crise, advinda pela pandemia do COVID-19, é necessário priorizar a resposta da saúde para conter a propagação do vírus a todo custo. No entanto não devemos perder de vista como isso está afetando a população mais vulnerável e o que isso significa para o desenvolvimento sustentável no cenário da economia internacional. Nesse sentido, discuta sobre a relevância dos organismos internacionais inseridos na dinâmica da globalização, enquanto instituições fundamentais na retomada do desenvolvimento sustentável.

Respostas

respondido por: henriquec1001
28

A relevância dos organismos internacionais inseridos na dinâmica da globalização, enquanto instituições fundamentais na retomada do desenvolvimento sustentável surge na necessidade de crescer com responsabilidade.

É comum que a economia global queira sair dessa crise a todo vapor a fim de recuperar o tempo perdido, mas para isso deve-se ter harmonia com o desenvolvimento sustentável.

O que insere os organismos internacionais como fiscais dessa retomada econômica, de forma a estabelecer ordem entre economia e desenvolvimento sustentável.

Bons estudos!

Perguntas similares