A sociedade de João Amós Comênio era bem diferente da nossa sociedade atual. A começar pelo acesso à educação escolar, que era restrita apenas aos nobres e ao clero; somente os homens podiam estudar, ou seja, nada de mulheres nas escolas. Os objetivos com a educação também eram diferentes da atualidade, sabendo que apenas quem tinha riquezas estudava, entende-se que o foco era o poder do conhecimento para se manter no poder dominante da população. O processo de ensino era dotado de muitas regras, rigor e até métodos violentos poderiam ser aplicados. Sendo contrário a esse contexto e acreditando que a educação escolar deveria ser para todos, Comênio elaborou a Didática Magna com objetivo de que os indivíduos aprendessem para a vida, de forma que se inserissem na sociedade com direitos e capazes de cumprirem seus deveres. Com base nos estudos da nossa disciplina e considerando o enunciado acima, escolha um dos pontos de ruptura de Comênio com a educação antiga para descrever e, comparando com a educação escolar atual, argumente quais contribuições sua Didática Magna proporcionou. Para tanto, elenque ao menos duas dessas contribuições
Respostas
Resposta:
Você irá escolher uma das rupturas de Comênio, ou seja, por exemplo uma seria o "ensinar tudo a todos", na época em que ele viveu era só os nobres e o clero, e somente os homens tinham o direito de estudar, essa seria uma das rupturas e você compara com a nossa educação atualmente se segue esse modelo de educação para todos.
E quais foram as contribuições para a nossa educação, que seria escola pública para todos e a educação já para as crianças bem pequenas, que hoje em dia temos os cmei's, e as crianças de meses de idade já estão estudando.
Resposta:
A didática magna de Comênio significa a arte de ensinar e é a mais importante da Historia da Educação que consagrou Comênio como criador da didática moderna.
O termo didática foi se modificando ao longo dos tempos e atualmente refere-se a uma área importante na Pedagogia pois se trata de uma disciplina fundamental na formação de professores denominando como teoria de ensino.
Comênio chamou sua obra magna pois não queria uma obra restrita e sim Universal, ele defendia que a escola deveria ensinar "TUDO PARA TODOS". Comênio defendia que todos deveriam ter acesso a leitura, escrito e ao calculo.
Vemos que nos dias de hoje a didática se modificou muito comparado a alguns séculos atrás, hoje a educação já é um direito para todos começando pelos CEIM's. Também vejo que muitos professores procuram se especializar no ensino adepto aos alunos trazendo materiais que desenvolva suas habilidades e conhecimento. Acredito que Comênio trouxe muita inspiração para educadores até hoje.
Explicação:
Eu entendi que é para compara a didática antiga com a atual o que essa didática moderna acrescentou pata nós nos dias de hoje.