Identifique o sujeito das orações abaixo, marque o sujeito e classifique-o. a Nos quartos do fundo, moravam os inquilinos da minha avó.
Respostas
Resposta:
sujeito : minha vó espero ter ajudado
Resposta:
A nos quartos do fundo, moravam os inquilinos da minha avó.
sujeito determinado (simples).
Explicação:
Sujeito determinado - quando o sujeito é identificado na oração. Nesse caso, o sujeito pode ser simples, composto ou oculto.
Sujeito indeterminado - quando o sujeito não é identificado na oração.
Sujeito inexistente - quando as orações são construídas com verbos impessoais, os quais não admitem agentes de ação.
tipos de sujeito:
- Sujeito simples
O sujeito simples é formado por um núcleo, ou seja, um termo principal.
- Sujeito composto
O sujeito composto é aquele formado por dois ou mais núcleos.
- Sujeito oculto
O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração. Apesar disso, ele é classificado como determinado porque pode ser identificado pelo contexto e pela conjugação verbal presente na oração.
- Sujeito indeterminado
O sujeito indeterminado é aquele que não podemos identificar o agente da ação, nem pelo contexto, nem pela terminação verbal do enunciado. A despeito do sujeito ser um termo essencial na oração, o sujeito inexistente pode se manifestar pelo desconhecimento ou desinteresse do agente que executa a ação.
- Sujeito inexistente
Nas orações sem sujeito, o sujeito é inexistente uma vez que elas são constituídas por verbos impessoais, ou seja, que não admitem agentes da ação.
- Núcleo do sujeito
O núcleo do sujeito representa o termo mais importante. Quando o sujeito é seguido de artigos, por exemplo, o núcleo é apenas o substantivo que vem depois dele. Assim, embora o artigo e o substantivo sejam o sujeito, o seu núcleo é aquilo que semanticamente tem mais importância.
- Sujeito e Predicado
O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração. Isso quer dizer que eles são essenciais na construção de uma oração, ainda que haja orações em que o sujeito seja inexistente. Lembre-se que o predicado é o que se fala acerca do sujeito.