• Matéria: Geografia
  • Autor: guisvalentim
  • Perguntado 6 anos atrás

A Terra não é como nós vemos hoje, e nem sabíamos de que material a mesma era formada e o que existia no interior dela.Faça um comentário sobre essas descobertas.

Respostas

respondido por: jb0173246
1

Explicação:

a O interior da Terra

O interior da Terra

A tentativa de explicar o que existe no interior da Terra se arrasta há séculos, fato que instiga a classe científica a pesquisar cada vez mais.

É inegável que o homem já tenha desvendado uma série de mistérios da natureza, sabemos relativamente muito sobre aspectos do universo, atmosfera, oceano, animais, plantas e diversos fenômenos que os envolvem. No entanto, o interior do planeta Terra ainda é praticamente inexplorado, é bom lembrar que estamos nos referindo às regiões distantes da litosfera, e não somente ao subsolo.

Conhecer o que existe no interior do planeta é um questionamento antigo, os gregos, por exemplo, imaginavam que essa parte da Terra seria quente. Para Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, havia uma gigantesca e incandescente fogueira debaixo da superfície terrestre que, em alguns períodos, era soprada pelo vento; era o que, segundo ele, provocava vulcões e terremotos.

A tentativa de explicar o que existe no interior da Terra se arrasta há séculos, fato que instiga a classe cientifica a pesquisar cada vez mais. O desprovimento de informação acerca do funcionamento e dos mecanismos contidos no interior terrestre é tão modesto que, até pouco tempo atrás, o homem conseguia apenas relacionar as erupções vulcânicas com o afloramento de lava e que esse material extremamente quente era oriundo do subsolo.

A escassez de informação em relação ao que existe no interior do planeta é determinada, principalmente, pela imensa dificuldade que há em perfurar as camadas terrestres para coleta de materiais de estudo, fato que prejudica a pesquisa nesse seguimento. Apesar de estarmos em uma época que conta com uma imensa quantidade de artifícios tecnológicos, o máximo que o homem atinge perfurando é 17 km, muito pouco diante dos aproximados 6.371 km do raio do planeta.

Entretanto, mesmo com os agravantes, o homem conseguiu identificar as camadas contidas no planeta, fato possível em razão do uso de equipamentos sofisticados que medem vibrações no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas. Com a observação delas se realiza a identificação das distintas densidades e materiais encontrados no subsolo. Apesar das evoluções, ainda existe muito que descobrir.

O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.

A evolução nos equipamentos produtivos foi indispensável durante a Segunda Revolução Industrial.

Segunda Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial, O que foi a Segunda Revolução Industrial, Quando teve inicio a Segunda Revolução Industrial, Quais fatos marcaram a Segunda Revolução Industrial, O que impulsionou a Segunda Revolução Industrial.

Geocentrismo e Heliocentrismo

As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.

O centro da Terra possui elevadas temperaturas e é inatingível para o ser humano

Centro da Terra

Conheça o centro da Terra e entenda a sua composição, características e demais dinâmicas.

Os afloramentos rochosos permitem o estudo de rochas originalmente internas

Afloramentos rochosos

Entenda o que são os afloramentos rochosos, como eles se formam e a importância deles nos estudos das Ciências da Terra.

A população mundial ultrapassou os sete bilhões de habitantes

População Mundial

Conheça alguns aspectos principais da população mundial, como a distribuição, os países mais populosos e outros fatores.

A idéia de que a Europa é o centro da cultura mundial.

Eurocentrismo

Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.

A rosa-dos-ventos utilizada para orientação.

Orientação e localização

Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.

O relevo é o objeto de estudo da geomorfologia.

A geomorfologia

A geomorfologia, O que é geomorfologia, Qual é o objetivo de estudo da geomorfologia, O nome do profissional especialista em geomorfologia, A geomorfologia e a dinâmica física da superfície da Terra.

O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária

A agropecuária e os problemas ambientais

Os impactos ambientais causados por essa atividade.

Os desafios demográficos envolvem superar as desigualdades e a intolerância entre as diferentes etnias

Desafios Demográficos do Século XXI

No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade.

respondido por: Theotaaku
0

Olá, boa tarde.

A Terra está em constante mudança desde a sua formação há 4,6 bilhões de anos. Várias eras já se passaram, assim como várias extinções em massa também, mas a Terra sempre se renova. E com ela, a ciência também vêm evoluindo cada vez mais. Temos por exemplo a descoberta da dorsal mesoatlântica, que é bem recente por sinal, que nos mostra um pouquinho do que tem no interior do nosso planeta. Magma. Rochas em formação. Sílica, ferro, magnésio, carbono, enxofre. Câmaras magmáticas. Olivinas, quartzo, feldspato, e até diamantes. Por mais que a ciência evolua, ainda há muito o que descobrir sobre o nosso planeta e os tesouros que vêm do seu interior.

Perguntas similares