1) Poluição atmosférica, derretimento das calotas polares, resíduos químicos sendo jogados no mar, queimadas de florestas, desmatamento, contaminação do solo. As causas para esses e diversos outros problemas ambientais existentes no planeta, todos sabemos (olha a ação humana interferindo aí!), mas e as soluções? Acreditando nisso, a partir do potencial criativo de cada um, sabendo que é possível encontrar soluções simples, criativas e inovadoras para reduzir os impactos dos problemas ambientais causados pela ação humana, cite exemplos, alternativas para a redução dos descartes (lixo) que tanto poluem o meio ambiente:
Respostas
Resposta:
Adoção de consumo minimalista e consciente.
Colabore com a coleta seletiva
Encaminhar seu lixo para a coleta seletiva é uma das principais formas de reduzir o lixo que é descartado no meio ambiente, uma vez que somente 2% de todo o lixo produzido no Brasil é devidamente reciclado. Caso seu bairro não conte com um serviço de coleta seletiva, é possível realizar o descarte em ecopontos espalhados pela cidade.
Utilize produtos em refil sempre que possível
Por meio da aquisição de produtos a granel, como grãos e cereais, e de produtos de higiene, como sabonetes líquidos, é possível reduzir significativamente a quantidade de plástico e outros materiais utilizados na fabricação de embalagens, minimizando os danos ambientais.
Opte por embalagens desmontáveis
Caixas de papelão para carregar compras e caixas de leite UHT, além de serem mais sustentáveis e passíveis de reciclagem, podem ser desmontadas no momento do descarte. Desse modo, elas ocupam menos espaço e geram economia no momento do transporte, já que não é necessário fazer diversas viagens para transportar determinada quantidade de resíduo.
Evite produtos descartáveis
Use açucareiro ao invés de saquinhos de açúcar, evite utilizar canudos e sempre use os dois lados do papel para impressão ou escrita. Desse modo, você otimiza a utilização de itens que seriam descartados, minimizando a quantidade de lixo gerada.
Reutilize roupas e acessórios
Além de conter produtos naturais como algodão, os tecidos passam por diversos tratamentos químicos que são nocivos ao meio ambiente. Por isso, ao invés de descartar roupas e acessórios que não são mais utilizados, tente customizá-los e dar uma nova roupagem a eles. Confira algumas dicas de customização de roupas neste post.
Dê atenção ao lixo orgânico
Restos de comida e cascas de alimentos podem ser utilizados em processos de compostagem orgânica, resultando em um excelente adubo para ser utilizados em hortas ou como alimentos de criação de suínos.
Reduza suas correspondências
Dê preferência a receber correspondências por e-mail, de modo a reduzir o uso do papel.
Leia online
Outra excelente forma de reduzir o lixo, especialmente o derivado de papel, é ler revistas e livros online, comprando somente aquilo que é essencial ter impresso.