Respostas
Resposta:
O Planalto do Tibete, é uma formação geológica localizada na Ásia Oriental, entre o Himalaia e o Deserto de Taklamakan, onde abrange a chamada região autônoma tibetana e mais algumas outras províncias chinesas, estando presentes em outros países como por exemplo Myanmar e Índia.
Pelo fato de ultrapassar os 5000 metros de altitude, pode-se dizer que é uma área inabitável, tendo ganhado o apelido de teto do mundo,já que é o maior dentre todos os planaltos do mundo.
O Himalaia, é a cadeia de montanhas mais alta do planeta Terra, tem como fronteira a planície indo-gangética e o planalto tibetano, estando presente em cinco países, dentre eles Paquistão, Índia e China que inclui o Tibete, é no Himalaia que fica o Monte Everest.
Explicação:
A cadeia do Himalalia e o planalto do Tibete interferem no clima da Ásia porque são responsáveis pelo impedimento da circulação de ventilação. Eles mantêm o clima equilibrado também interferindo na agricultura.
Ainda sobre a Cordilheira do Himalaia
O clima é afetado de maneira direta, se apresentando por baixas temperaturas, elevação de ocorrências de neves durante o ano. Ela se apresenta como importante ao impedir a chegada do ar frio durante o Ártico, com a região Sul da Ásia, mantendo temperaturas mais elevados.
Ela, ainda, é considerada como a cadeia montanhosa mais alta do mundo, situando-se na Ásia.
Leia mais sobre a cadeia do himalaia em https://brainly.com.br/tarefa/53537212
#SPJ2