• Matéria: Artes
  • Autor: tubepet135
  • Perguntado 6 anos atrás

O menino que amava passarinho O tempo está sempre pousado no ombro da gente, feito uma ave sem sombra, sem garras, sem ruídos. E a gente só percebe realmente que ele passou, quando esbarra em algum espelho, ou quando alguém muito próximo voa para longe. É, mas tem lonjura que aproxima as pessoas e tem proximidade que afugenta. A dor, a presença e a ausência variam de pele para pele. Os vazios de Bartolomeu Campos de Queirós, por exemplo, completam a vida dele e enchem a gente de beleza. Se é que alguém fica enchido de beleza.Aliás, o próprio Bartolomeu disse uma vez: “Não escrevo o que sou. Eu escrevo o que me falta”. Mas no seu novo livro, Até passarinho passa, não falta nada. Pelo contrário, sobra encantamento para falar sobre uma saudade boa e doída. O texto apresenta as seguintes ideias: • o sentido de tempo e espaço torna-se relativo no imaginário; • o tempo transforma a realidade; • o sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço. Marque a alternativa em que, relacionando as três ideias num único período, são mantidas as relações de sentido que o texto apresenta. *

1 ponto

a) Embora o tempo transforme a realidade, o sentido de tempo e espaço, no imaginário, torna-se relativo, pois o sentimento é capaz de presentificá-los.

b) O sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço, pois o sentido de tempo e espaço se torna relativo à medida que o tempo transforma a realidade.

c) O tempo transforma a realidade, à proporção que o sentido de tempo e espaço se torna relativo no imaginário; logo, o sentimento é capaz de presentificá-los.

d) Como o sentimento é capaz de presentificar o tempo e o espaço, seu sentido torna-se relativo no imaginário, já que o tempo transforma a realidade.

e) O tempo transforma a realidade porque, no imaginário, o sentido de tempo e espaço se torna relativo; assim, o sentimento é capaz de presentificá​

Respostas

respondido por: arilsongba
2

A resposta correta é a letra A) Embora o tempo transforme a realidade, o sentido de tempo e espaço, no imaginário, torna-se relativo, pois o sentimento é capaz de presentificá-los.

O espaço-tempo se trata de um sistema de coordenadas as quais deve ser usado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral.

Contudo, o tempo bem como o espaço são tridimensionais e são dados em conjunto.

O que no texto pode-se perceber que a relação tempo-espaço embora seja real é algo que tende a se tornar relativo, pois no imaginário do personagem é possível sentir a presença destes.

Bons estudos!

Perguntas similares