Por ser um ramo amplo, o Direito do Trabalho relaciona-se com outros ramos da ciência do Direito, dentre eles: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Internacional, dentre outros. Também se relaciona com outras áreas do conhecimento, como Sociologia, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade, Estatística, Medicina, Psicologia e Filosofia do Trabalho. BENEDITO, Mariane H. L. Legislação Trabalhista e Relações Sindicais. Maringá: UniCesumar, 2018. Sobre a relação entre o Direito do Trabalho e essas áreas, analise as afirmativas abaixo: I. Direito Constitucional: o contrato de trabalho tem origem no Direito Constitucional, começando a ser desenvolvido, inicialmente, com base na locação de serviços. II. Direito Comercial: regula várias formas de sociedades mercantis, sendo que a empresa é uma das partes do contrato de trabalho. III. Direito da Seguridade Social: relaciona-se no que diz respeito à previdência social, quando visa à proteção à maternidade, especialmente à gestante, além da assistência social. IV. Direito Econômico: acontece quando se verifica a obtenção de uma política de pleno emprego e a valorização do trabalho humano. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Direito do trabalho é o ramo jurídico que estuda as relações de trabalho. Esse direito é composto de conjuntos de normas, princípios e outras fontes jurídicas que regem as relações de trabalho, regulamentando a condição jurídica dos trabalhadores.
Surge como autêntica expressão do humanismo jurídico e instrumento de renovação social. Constitui atitude de intervenção jurídica em busca de um melhor relacionamento entre o homem que trabalha e aqueles para os quais o trabalho se destina. Visa também a estabelecer uma plataforma de direitos básicos. Portanto, a definição de direito do trabalho é o conjunto de normas e princípios que regulamentam o relacionamento entre empregado e empregadores.
Pode ser conceituado também segundo Hernainz Marques, professor de direito do trabalho, como “Conjunto de normas jurídicas que regulam as relações de trabalho, sua preparação, desenvolvimento, consequências e instituições complementares dos elementos pessoais que nelas intervêm." Não é apenas o conjunto de leis, mas de normas jurídicas, entre as quais os contratos coletivos, e não regula apenas as relações entre empregados e empregadores num contrato de trabalho, mas vai desde a sua preparação com a aprendizagem até as consequências complementares, como por exemplo a organização profissional.
Explicação:
nao sei se e isso