competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional deverá possuir de acordo com a atividade que executa. As competências do sujeito relacionadas ao trabalho estão divididas em categorias.
análise as afirmativas a seguir e identifique as corretas sobre a divisão das categorias das competências do sujeito relacionadas ao trabalho
Respostas
Resposta:
portanto, podemos ver que competência é uma palavra que pode ter significados diferentes dentro do mundo corporativo, porém, todos concordam que tratam-se de capacidades que os colaboradores devem ter para auxiliar a empresa a desenvolver um diferencial competitivo.
Na prática, nem todos os colaboradores chegam à empresa com as competências necessárias para desenvolver seus trabalhos, mas é papel da organização criar cenários para que o colaborador possa aprimorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
Mas você deve estar se perguntando: o que são exatamente esses três pilares da área de competências?
Conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA)
Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa. Por isso é importante entender melhor cada um desses conceitos:
Conhecimento é o conjunto de saberes teóricos que uma pessoa tem. É o resultado de experiências pessoais e profissionais, formação acadêmica e estudo não-formal e está muito ligado à vontade que as pessoas têm de aprender.
Habilidade é a capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, ou seja, é saber fazer. Sem conhecimento é difícil desenvolver habilidades para executar as tarefas.
Atitude é o saber ser, ou seja, tomar iniciativas para querer mudar o ambiente organizacional. Quando falamos em mudança não significa dizer que o ambiente está ruim, mas sim que há uma vontade para que ele continue melhorando
competências-de-uma-pessoa
Vamos a um exemplo para entender melhor como funciona o desenvolvimento das competências de um colaborador:
Roberto é recém-formado em administração e está ingressando no seu primeiro trabalho. Antes mesmo de começar o trabalho ele já tem o conhecimento, afinal, ele passou quatro anos estudando para exercer sua função. No entanto, ele ainda precisa desenvolver habilidades e as atitudes.
A empresa, detectando isso, passa a desenvolver práticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para que Roberto consiga aplicar seus conhecimentos (habilidade) e tenha atitudes de proatividade para melhorar situações dentro da empresa.
O processo de aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes é contínuo e não deve ter um ponto final.
Explicação: