Respostas
A evolução não explica exatamente a origem do ser humano; ela não diz nada sobre a origem da vida na Terra. O que ela explica é como um ser vivo, através da seleção natural, pode se desdobrar em várias espécies muito diferentes do passar do tempo.
Ela funciona basicamente assim:
Vamos imaginar uma espécie de pássaro; as Paparicatas da floresta.
Ela se alimentam da nutritiva coisa branca que se localiza no interior das nozes; e, para acessar essa fonte de alimento, elas precisam ser capazes de quebrar nozes, que são muito duras e resistentes. Por precisar quebrar nozes que são muito duras para se alimentar, elas precisam de um bico igualmente duro.
Assim, ao passar das gerações, as Paparicatas que tem um bico fraco não conseguem se alimentar direito, tendo poucos ou nenhum descendente; já as que tem um bico forte, se alimentam mais e, assim, tem mais filhos.
Por isso, com o passar do tempo, as Paparicatas de bico duro ficam cada vez mais presentes, e as com bico fraco, cada vez mais raras.
Segundo a evolução, nós surgimos a partir de um primeiro ser vivo (que não ainda não sabemos com certeza quem é e como surgiu; temos apenas hipóteses, e não teorias) Esse ser vivo então, através da seleção natural, com o passar do bilhões de anos, se desdobrou em todas as espécies presentes.
O nosso parente mais próximo vivo são os Chimpanzés; nós nos separamos deles a cerca de 2 milhões de anos.
Esse é apenas um resumindo básico; a ponta do Iceberg. A Seleção Natural é muito mais complexa e maravilhosa do que isso.
Para aprender mais:
Sobre as evidências de que a seleção natural realmente acontece: https://www.youtube.com/watch?v=hOfRN0KihOU&list=UUsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q
Um vídeo maravilhoso do Kurzgesagt sobre como a seleção natural funciona: https://www.youtube.com/watch?v=hOfRN0KihOU&list=UUsXVk37bltHxD1rDPwtNM8Q
Sobre a curiosa Seleção Sexual: https://www.youtube.com/watch?v=piNBlBp4pto