Respostas
Resposta:
Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu.
Nasceu no século XV, com o desenvolvimento do capitalismo mercantil registrado em Portugal, na França, Inglaterra e Espanha.
Resposta:
O Estado Moderno surgiu a partir do declínio do sistema feudal que predominou em toda a Europa durante a Idade Média.
Explicação:
No feudalismo, o poder político, econômico e social se concentrava nas mãos dos senhores feudais. Os feudos (terras) possuíam autonomia política, contudo, alguns poderiam estar submissos a um reino maior.
Os senhores feudais dividiam o seu poder com o governo das cidades medievais autônomas. Tais cidades eram conhecidas por comunas e possuíam autonomia para controlar o comércio, recolher impostos e intervir nos processos judiciais.
A crise do sistema feudal consistiu nas revoltas camponesas e no crescimento do comércio europeu.
A partir de então, a burguesia, ainda em ascensão, começa a aspirar por ações que garantam a sua participação nas decisões políticas e que privilegiem o seu status social e econômico. Por isso, surge a demanda de um governo estável.
Outro ponto problematizado pelos burgueses era a cobrança de altos impostos e a variedade de moedas.
Na Idade Média não haviam estados nacionais centralizados. Eles se originaram junto com o período referente à Idade Moderna.
O Estado Moderno nasceu e se desenvolveu junto com o capitalismo mercantil, primeira fase do sistema capitalista, em alguns países europeus.
O seu início foi caracterizado pela centralização do poder nas mãos do rei e pela nova fase das relações comerciais de alguns países da Europa.
A forma de governar dos Estados Nacionais aprofundaram as diferenças entre o Idade Média e a Idade Moderna. Tal governo era caracterizado por:
Burocracia administrativa: Administração pública;
Aparelhamento das forças armadas: Necessidade de criação de um exército nacional para estabelecer a ordem e proteger de possíveis ataques inimigos;
Aparelhamento da estrutura jurídica: Criação de leis;
Organização da cobrança de impostos: Tributos cobrados pelo rei.
Países como a França, Inglaterra, Portugal e Espanha viram seu estados modernos surgirem a partir da segunda metade do século XV.