1) há uma figura de linguagem nos últimos versos do poema que expõe uma contradição própria do sentimento amoroso. assinale a opção que aponta textualmente esse paradoxo e descreve seu efeito de sentido. * 1 ponto a) a antítese entre "lembrar" e "esquecer" no último verso descreve a natureza contraditório desse sentimento e a ironia de esquecer alguém. b) a anáfora de "ti" descreve o necessário sentimento que se tem por outra pessoa. c) a comparação entre o eu-lírico e a segunda pessoa do discurso mostra como o amor só é possível entre duas pessoas, em comunhão. d) a metáfora do amor como experiência entre o eu-lírico e outra pessoa sugere que todos nós precisamos de amor e de alteridade. leia o texto de cecília meireles e responda. 2) pode-se dizer que o sentimento do eu-lírico no poema é: * 1 ponto a) alegre, pois ele não precisa andar. b) triste, pois ele é uma figura sem vida. c) solitário, pois ele é uma pessoa solitária. d) abandonado, pois ele foi abandonado pela sociedade.
Respostas
1 - a) a antítese entre "lembrar" e "esquecer" no último verso descreve a natureza contraditório desse sentimento e a ironia de esquecer alguém.
Figuras de linguagem referem-se a formas de expressão que demonstram significados que vão além do sentido literal.
Contradições referem-se a incoerências, no caso do poema, refere-se as palavras lembrar e esquecer que tem significados contrários.
2 - c) solitário, pois ele é uma pessoa solitária.
O eu lírico é utilizado para demonstrar um pensamento da pessoa que está narrando um determinado poema, refere-se a um termo existente dentro da literatura.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1) A) A antítese entre “lembrar” e “esquecer” no último verso descreve a natureza contraditório desse sentimento e a ironia de esquecer alguém.
2) C) solitário, pois ele é uma pessoa solitária.
Explicação:
Classroom