1. A filosofia medieval foi dividida em dois períodos: a patrística e a escolástica. Faca um resumo apontando os pontos que julgar mais importantes de acordo com os pensamentos de santo Agostinho e santo tomas de Aquino.
Respostas
Resposta:
A Filosofia medieval normalmente é agrupada em dois grandes movimentos de pensamento:
Patrística (que tem esse nome porque se refere aos Pais da Igreja, que não são fundadores da Igreja, por que quem fundou a Igreja foi Jesus) Foram marcantes nessa fase a leitura e a interpretação do pensamento de Platão , como aquela feita por Santo Agostinho.
Santo Agostinho de Hipona (344-430)
Nasceu na cidade de Tagaste, no norte da África. Filho primogênito, seu pai, chamado Patrício, era pagão e pequeno proprietário de terras. Sua mãe, pelo contrário, era cristã fervorosa, tanto que tornou-se santa, Santa Mônica. Mônica sempre buscou educar o filho na fé cristã. Agostinho, porém, por causa do exemplo do pai, não se importava com a fé. Converteu-se em 386. Foi ordenado padre na cidade de Hipona, também no norte da África, e depois tornou-se bispo da mesma cidade. Escreveu diversas obras, estudos teológicos, filosóficos e comentários bíblicos .Dentre suas obras, destacam-se Confissões (sua autobiografia) e Cidade de Deus. Faleceu em Hipona, África, no dia 28 de agosto de 430. Foi canonizado por aclamação popular, e reconhecido como Doutor da Igreja, em 1292, pelo papa Bonifácio VIII.
O Segundo movimento foi a Escolástica , entre os séc. XII e XV, que recebeu esse nome por procurar articular os princípios da fé com o exercício do raciocínio filosófico critico. Nasceu nos mosteiros cristãos e foi exercitada nas Universidades medievais, que desenvolveu um intenso dialogo com a filosofia de Aristóteles. Outros importantes pensadores desse movimento foram Santo Anselmo de Cantebury (1033-1109) ,Beato João Duns Scotus (1266 – 1308), Santo Alberto Magno (1193-1280), São Boaventura de Bagnoregio (1217- 1274) e Guilherme de Ockham (1285-1349).
Santo Tomás de Aquino (1225-1274)
Outro grande expoente da filosofia cristã católica, elaborou estudos de Teologia e de filosofia na italia, sua terra natal, e em paris e colônia (Alemanha), importantes centros de produção de pensamento em sua época. Tornou-se frei dominicano aos 17 anos, e foi ordenado padre com 23 anos, aproximadamente. Sua obra filosófica centrou-se no estudo de Aristóteles, adaptando sua filosofia aos preceitos cristãos, buscando articular a fé dos textos sagrados á razão dos textos filosóficos. Fundou uma corrente de pensamento cristão, o Tomismo, que exerceu grande influência no pensamento ocidental. Sua Principal obra é a Summa Theologica (Suma Teologica).Faleceu em Fossanova, na Itália, no dia 7 de março de 1274. Foi canonizado no dia 18 de julho de 1323, pelo papa João XXII. Foi aclamado como doutor da Igreja em 1567, considerado um de seus principais intelectuais. É conhecido como "Doctor Angelicus", Doutor Angélico.