• Matéria: Ed. Física
  • Autor: vivismef
  • Perguntado 6 anos atrás

O lançamento do disco na Antiguidade era parte integrante do Pentatlo Pesado, que incluía o salto em distância, o “Stadion”, o lançamento do dardo e uma luta, juntamente com o lançamento do disco. (BORGES, [2019], on-line). A imagem símbolo da Educação Física é a estátua chamada Diskobolos, de Myron, que representa o momento preparatório para o lançamento do disco. Assim quanto famosa, a prova é um pouco complexa, por isso a sequência do lançamento do disco é dividida em fases. BARALDI, E.C.C; De OLIVEIRA, H.G. Esportes Individuais: Atletismo. Unicesumar: Maringá-PR, 2019. Considerando as fases do lançamento do disco, cite o objetivo de cada fase e descreva o desenvolvimento de cada uma delas.

Respostas

respondido por: brendaisis
8

O lançamento de disco compreende uma modalidade olímpica, inerente ao atletismo. Trata-se de um esporte que tem como objetivo lançar o metal à maior distância possível, fazendo com que os demais competidores sejam superados.

Acerca das etapas, sabe-se que o atleta deve posicionar-se diante de um círculo definido no chão, dando meia volta no corpo, garantindo impulso, e enfim, lançando o objeto.

respondido por: gersondutra
21

Resposta:

O lançamento de disco tem as seguintes fases na sua execução: fase de preparação, fase de rotação, fase do giro, fase do lançamento e fase da recuperação.

FASE DE PREPARAÇÃO: O principal objetivo nessa fase é preparar o lançador para a execução da rotação ou giro e criar a pré-tensão nos ombros e braços.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: As costas do lançador tem que ficar posicionada na direção do lançamento. Suas pernas deverão estar afastadas na largura do ombro, seus joelhos tem que estar levemente flexionados. O peso do lançador devera ser equilibrado no terço dos pés ou na região plantar. O disco tem que ser balançado para trás, e o calcanhar esquerdo deverá ser levantado. O tronco tem que girar durante o balanço, e os braços precisam ser mantidos à altura dos ombros.

FASE DE ROTAÇÃO OU GIRO: Nesta fase inicial, tem por objetivo o ganho de velocidade com a rotação do corpo.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: As partes do corpo como o joelho, o braço e a região plantar do pé do lado esquerdo azem o giro ativo e simultâneo. O corpo do lançador é sustentado pela perna esquerda que deve ficar ligeiramente flexionada. O braço que está segurando o disco deverá ficar para trás em relação ao tronco. A perna direita acompanha o movimento do giro.

FASE DE ROTAÇÃO OU GIRO: está fase será dividida para uma melhor compreensão dos movimentos. Nesta segunda fase do giro, o objetivo é que o lançador é o disco ganhe velocidade, e crie pré-tresão no tronco.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: O pé esquerdo tem por objetivo impulsionar o corpo para frente, a parte anterior do pé devera está voltada para a direção que ocorrera o lançamento. Na execução do giro, o lançador ira dar um breve salto rasante e não poderá estender a perna de impulso. O pé direito ira fazer uma abordagem no solo e terá o seu apoio pelo terço anterior do pé, girando para dentro. Ao mesmo tempo o braço esquerdo deve manter-se flexionado a frente do tronco. E a perna esquerda ira passar pela perna direita em direção à frente do corpo do lançador.

FASE DO LANÇAMENTO: Essa fase ira ser dividida para uma melhor compreensão dos movimentos. O objetivo deste movimento são manter as posição equilibrada do corpo e preparar-se para a aceleração final do lançamento.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: A perna direita devera está flexionada, o pé da perna direita ira fazer um giro pela planta na direção do lançamento. Neste momento o disco deverá esta na mesma altura da cabeça. O pé esquerdo toca o solo rapidamente, logo após o direito.

FASE FINAL DO LANÇAMENTO: Nesta fase o objetivo é transferir a velocidade do deslocamento para o disco.

CARACTERÍSTICA TÉCNICAS: A perna direita faz uma rotação, seguida de uma extensão com a máxima potência. O quadril do lado direito gira na direção do lançamento. O lado esquerdo do corpo e bloqueado pela extensão da perna esquerda e pela flexão do cotovelo esquerdo, que esta flexionada junto ao tronco. O peso do corpo é transferido da perna direita para a perna esquerda. O disco sai da mão do lançador na altura do ombro ou um pouco abaixo do ombro.

FASE DE RECUPERAÇÃO: Nesta fase o objetivo vai ser a estabilização do corpo, evitando que o lançador ultrapasse os limites da borda do setor de lançamento.

CARACTERÍSTICA TÉCNICAS: Tem que ter a inversão da posição das pernas rapidamente, a perna direita tem que está flexionado para recuperar a posição corporal, o tronco deve baixar levemente à frente e a perna esquerda é elevada para manter o equilíbrio.


magaliroberto7p9lp2x: me ajudou bastante sim ...ia colocar mais estrelas mas não sei mexer muito nisso aqui
Perguntas similares