Respostas
Resposta:
Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991
Bom dia!
A Guerra Fria foi uma "guerra" de ideologias entre as duas maiores potências do mundo mundo na época, EUA e URSS, em que uma defendia o modelo socio-econômico capitalista (EUA), e a outra o modelo socialista (URSS).
Por se tratarem dos dois maiores polos econômicos do mundo, a influência de um nos demais países causava no outro a repulsa de ter seu poderio na hegemonia mundial comprometido, levando a uma guerra de interesses, influência e poder jamais vista antes. Nenhuma das duas chegou a se enfrentar diretamente em campo de batalha (ainda bem!), chegando no máximo a ter influência em outras Guerras ao redor do mundo, em que cada um defendia o lado que mais compactuava com suas ideias. Essa Guerra levou ambas as potências a procurarem se desenvolver para estar no topo da hegemonia do mundo, que nesse ponto foi benéfica ao mundo pelo desenvolvimento de áreas de estudos não muito estudadas antes, como no campo astronômico com o desenvolvimento de satélites (sendo a URSS a primeira nesse quesito, que em 4 de outubro de 1957 lançou na órbita da terra o Sputnik) e a tão famosa aterrissagem na lua (protagonizada pelos EUA, na missão Apolo 11).
No final, a guerra acabou com o desmembramento da URSS, em 26 de dezembro de 1991 , depois de acontecimentos resultados da fragilidade da mesma (como a queda do muro de Berlim), consequentemente dando fim à Guerra Fria.
Espero ter ajudado!