• Matéria: Biologia
  • Autor: luquinhamorgan
  • Perguntado 6 anos atrás

O que determina o desenvolvimento das características sexuais secundárias na adolescência? Identifique as principais características sexuais secundárias masculinas e femininas. *

Respostas

respondido por: Amanda5678901
90

Resposta:

As características sexuais primárias são aquelas relacionadas diretamente com a reprodução. Nas meninas, dizem respeito ao desenvolvimento dos ovários, do útero e da vagina; nos meninos, ao desenvolvimento dos testículos, próstata e produção de esperma. As características sexuais secundárias são as ligadas ao dimorfismo sexual externo, isto é, o desenvolvimento dos seios, pênis, pêlos faciais, pêlos pubianos e modificação da voz.

Os estudos de maturação tendem a se concentrar nas características sexuais secundárias, devido à impossibilidade de determinação do nível de desenvolvimento dos órgãos sexuais internos. Reynolds & Wine (1948; 1951) foram uns dos primeiros autores a estabelecer estágios de maturação de características sexuais secundárias. Como mencionado por Roche et al. (1983), a popularização da avaliação da maturação sexual deveu-se, contudo, a Tanner (1962), que elaborou um sistema de fotografias para a determinação dos estágios de desenvolvimento dos pêlos pubianos para ambos os sexos (estágios de PP1 a PP6), de desenvolvimento mamário para meninas (estágios de M1 a M5) e de desenvolvimento dos genitais para meninos (estágios de G1 a G5). O fato de as fotos apresentadas por Tanner (1962) serem em preto-e-branco representa uma dificuldade na avaliação dos diferentes estágios das características sexuais. As pranchas coloridas publicadas por Van Wieringen et al. (1971) constituem uma alternativa, pois nelas ficam mais visíveis os pêlos pubianos nos estágios iniciais (PP1 e PP2) e os genitais nos estágios G2 e G4, onde a coloração do escroto deve ser considerada.

Perguntas similares