Adorno e Horkheimer testemunharam o surgimento da indústria cultural tanto na Europa quanto nos EUA. A indústria cultural consolidou-se com a popularização do rádio, do cinema, dos livros e das músicas populares, sendo um tipo de entretenimento voltado para as massas urbanas. Nesse sentido, a indústria cultural: *
(A) tem relação com a indústria, ao fazer produtos com qualidade superior em conteúdo e forma.
(B) tem relação direta com os monopólios industriais do entretenimento, como os grandes estúdios de Hollywood.
(C) não tem relação com as estratégias do capitalismo, ao obter a adesão das massas para garantir sua reprodução.
(D) possui algumas características do capitalismo, porém seu objetivo principal é o entretenimento e não o lucro.
(E) não se assemelha a uma produção industrial, uma vez que a cultura é sempre algo espontâneo.
Respostas
Resposta:
B
Explicação:
O objetivo de uma indústria é lucrar, o objetivo final da indústria cultural é obter ganho econômico, e não produzir cultura de qualidade e que proponha alguma reflexão. É possível perceber que, nos dias de hoje, essa pouca aspiração estética permeia parte dos filmes, das novelas e dos livros best-seller que fazem sucesso. Muitas vezes, percebe-se a repetição de roteiros, cuja trama, no fundo, já se conhece a ponto de saber o que vai acontecer com os personagens principais. A previsibilidade é um dos componentes da indústria cultural. Disso, decorrem inúmeros clichês que, ao contrário da arte autônoma – arte que não é produzida visando somente ao lucro –, superabundam na indústria cultural.
Ao juntar os dois termos no conceito de indústria cultural, os autores estão formulando uma crítica ao fenômeno por meio do qual a produção cultural se industrializa e passa a se associar com o capitalismo monopolista em vigor.
Resposta:
letra B amoreco