Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais somos do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, por tanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade De acordo com o texto a) os humanos se diferenciavam dos deuses gregos por serem isentos de defeitos. b) os deuses e os seres humanos possuíam grandes diferenças física. c) os gregos adoravam mais os seres humanos que os seus próprios deuses. d) os deuses gregos eram seres humanos divinizados e engrandecidos.
Respostas
Explicação:
A) INCORRETA
Segundo o texto, os deuses adquiriram não só a forma humana, mas também sentimentos, defeitos e vícios.
B) INCORRETA
O texto não decorre sobre grandes diferenças físicas entre ambos
C) INCORRETA
Os gregos engrandeciam os deuses.
D) CORRETA
De acordo com o texto, o mundo divino composto pelos deuses, era uma imagem engrandecida e divinizada da realidade, sem deixar, entretanto, de apresentar características humanas como os sentimentos, as paixões, os defeitos, os vícios.
Dionísio(fig 1), o deus do vinho e das festas, por exemplo, era atribuído normalmente a uma imagem de um homem com barba e expressão de embriaguez, segurando em uma mão um cálice e em outra um cacho de uvas. Nesse sentido, também era comum a representação da felicidade induzida pelo álcool nas suas representações.
Resposta:
letra d)os deuses gregos eram seres humanos divinizados e
Explicação: