pra que serve a arquitetura
Respostas
Olá
Ela é muito mais importante que isso, ela "ultrapassa a esfera puramente material e cria novos valores sociais", "quando expressa, de forma concreta, o senso de comunidade e pertencimento ao lugar, dentro de seu contexto específico".
Lúcio Costa, um dos mais renomados arquitetos brasileiros, que projetou Brasília, define a arquitetura como: “construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa."
Ou seja, como costumo dizer, vivemos de arquitetura, já que moramos em uma casa, trabalhamos em um espaço, seja indústria, loja, consultório ou escritório e circulamos em uma rua, de um determinado bairro em uma determinada cidade, submetidos a leis municipais de planejamento urbano e ordenamento do território.
Enquanto o engenheiro projetista é capacitado para calcular e prever as estruturas, os sistemas e as instalações e o pedreiro para executá-los, o arquiteto é o responsável pela criação e o desenvolvimento desses projetos.
As etapas iniciais, por exemplo, envolvem entrevista com o cliente, visita ao local e coleta do máximo de informações possíveis (levantamento topográfico, documentos do lote, como a matrícula, sondagem do terreno, legislação urbanística, entre outros), para então partir para o projeto de fato, através de estudos preliminares e anteprojetos (nomes técnicos para as etapas que envolvem o desenho da planta 2D e das volumetrias 3D).
Vejamos: o Projeto Básico possui os detalhamentos técnicos para o cliente buscar orçamentos e os engenheiros civis calculistas desenvolverem os projetos complementares (estrutura, infraestrutura, fundação, elétrica e hidráulica).
O Projeto Legal é aquele que será aprovado nos órgãos públicos, de acordo com a necessidade, como por exemplo, no departamento de projetos da Prefeitura, na CETESB, nos bombeiros, dentre outros.
Por último, o Projeto Executivo, como o próprio nome diz, é o que irá para a obra, portanto ele deve conter todas as informações para que a equipe de obra possa executá-lo juntamente com os apresentados pelo engenheiro calculista.
Nesta etapa, os demais projetos são incorporados ao arquitetônico – a chamada compatibilização, que visa identificar e corrigir interferências entre os projetos, evitando problemas mais adiante.
É no projeto executivo que todos os profissionais e empresas especializados estarão envolvidos, seja serralheiro, marceneiro, pedreiro, telhadista...cada um dentro do seu cronograma de obra.
Ao procurar um arquiteto pela primeira vez, a maioria das pessoas se espanta com o custo da contratação de um serviço, justamente para apenas "um desenho"!
profissional de arquitetura está gabaritado para definir e interpretar as necessidades do cliente (quaisquer sejam elas) e que irão influenciar diretamente na qualidade final do produto.
Um projeto bem planejado irá indicar os custos e insumos da obra, através de materiais e sistemas mais ou menos econômicos, adequando a situação ao perfil e demanda do cliente.
De acordo com dados apresentados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a remuneração dos arquitetos tem como base percentual do custo da obra (uma média tirada a partir da metragem e padrão da construção) variando entre 2% (em obras de grande porte) a 10% (em obras de pequeno porte ou de grande complexidade).
Em uma obra residencial ou comercial de padrão normal e médio porte, o custo pode variar apenas de 2% a 5% do total da obra, por exemplo.
O que é Arquitetura?
Para responder essa pergunta vamos primeiro ver o que é arquitetura, arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época.
Para que serve?
Agora vamos ver para que serve, de modo geral a arquitetura tem como principal função oferecer abrigo, proteger do sol e da chuva, coisas desse tipo, também serve para um local de descanso ou também pode servir como um local de trabalho, mas se formos olhar bem ela é muito mais que isso, ela "ultrapassa a esfera puramente material e cria novos valores sociais", "quando expressa, de forma concreta, o senso de comunidade e pertencimento ao lugar, dentro de seu contexto específico", o que podemos dizer é que a arquitetura existe para MELHORAR NOSSAS VIDAS.
Bom acho que é isso, bons estudos :)