• Matéria: História
  • Autor: lauramoretto
  • Perguntado 6 anos atrás

(preciso disso para agora, me ajudem POR FAVOR!!!)
No final do século XIX e início do século XX, um novo pensamento sociológico surgiu, influenciado por teorias biológicas e evolucionistas. O Darwinismo Social baseava-se na teoria da evolução biológica de Charles Darwin para explicar o desenvolvimento das sociedade humanas. Permeado por um discurso excludente, tendo em vista que afirmava haver sociedades superiores, a quem estava destinado o seguinte “fardo”: o de levar a civilização e o desenvolvimento industrial às outras sociedades consideradas primitivas, atrasadas e selvagens. [...] Levante os motivos que levaram a esse tipo de pensamento na época?​

Respostas

respondido por: lucasdavisantos07
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Resposta:

(UNESP) Ao final do século passado, a dominação e a espoliação assumiam características ... A crença no progresso, o darwinismo social e a pretensa superioridade do ... a) o estudo da vida biológica em sociedade, como as sociedades das ... d) a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do ...

Claire Richter, em Nietzsche e as teorias biológicas contemporâneas, afirma que o ... Essa oposição foi utilizada, em fins do século xix e início do século xx, para ... Em uma época em que o darwinismo, ou melhor, a seleção natural e a luta pela ... O termo "teoria da progressão de Lamarck", ao invés de "teoria da evolução ...

Explicação:

A construção da oposição total entre as teorias evolucionistas de Jean-Baptiste Lamarck e de Charles Darwin foi utilizada, em fins do século xix e início do século xx, para classificar autores que escreviam sobre a evolução, mesmo aqueles que não eram cientistas. Claire Richter, em Nietzsche e as teorias biológicas contemporâneas, afirma que o lamarckismo de Nietzsche é muito pronunciado, e, para isso, distingue o que é propriamente darwiniano e propriamente lamarckiano. Em nosso trabalho, pretendemos entender por que essa distinção foi aplicada a um filósofo como Nietzsche. A chave da questão está, para nós, na diferença que a autora faz entre a seleção natural e a herança dos caracteres adquiridos e na relação que ela estabelece entre essas noções e o eugenismo. O objetivo de Richter é transformar Nietzsche em um dos principais e primeiros defensores do eugenismo. O seu esforço em mostrar que o pensamento nietzschiano é lamarckista está a serviço da divulgação de ideias eugenistas. A herança dos caracteres adquiridos, por sua relativa rapidez em alterar os seres vivos, pode embasar e justificar ações educativas e sociais para melhoria da raça.

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