A teoria proposta pelo cientista russo Aleksandr Oparin assegura que a vida na terra surgiu a partir da associação entre os gases NH3 , CH4 H2 e o vapor de H2O de acordo com essa teoria explique como eram os primeiros seres vivos:
Respostas
Resposta:
Na teoria da evolução molecular os primeiros seres vivos eram grupos de moléculas orgânicas envoltos por moléculas de água que, em algum momento teriam adquirido a capacidade de regular suas próprias reações e de se autoduplicar.
Explicação:
Acreditava-se que inicialmente a terra era formada principalmente por metano, amônia, gás hidrogênio e vapor d’água, com pouquíssimo gás oxigênio, isso tornava o ambiente bastante redutor. Ambientes redutores favorecem a ligação entre átomos de carbono, fazendo com que acontecesse a formação de compostos orgânicos a partir de moléculas simples.
Neste período, a Terra também estava passando por um processo de resfriamento, o que teria favorecido o acúmulo de água nas depressões da crosta, originando os mares primitivos. Descargas elétricas e a radiação UV, que eram bastante intensas, teriam sido a fonte de energia para a síntese de moléculas orgânicas a partir da união de moléculas presentes na atmosfera.
Levadas pelas chuvas, essas moléculas recém-formadas teriam se acumulado nos mares primitivos, formando uma “sopa primitiva”, extremamente rica em matéria orgânica. Nessa sopa, moléculas orgânicas teriam se agregado, formando coacervados, que é o grupo de moléculas envolto em água citado anteriormente.