Sobre o Tratado de Madri, assinado em 1750 por Portugal e Espanha, considere as seguintes afirmações, marcando “C” para certas ou “E” para erradas. * (C) Certas (E) Erradas 1. A Colônia de Sacramento passou para a Espanha, e os Setes Povos das Missões passaram para Portugal, consagrando o princípio do uti possidetis. 2. A recusa dos jesuítas em abandonar a região das missões foi fator importante para a eclosão da chamada guerra guaranítica (1752-1756), reduzindo os efeitos do Tratado de Madri. 3. Os Sete Povos das Missões retornam ao controle da Província do Paraguai. 4. Com a assinatura do Tratado de Madri, é concluído o processo de delimitação das fronteiras do território brasileiro. 1. A Colônia de Sacramento passou para a Espanha, e os Setes Povos das Missões passaram para Portugal, consagrando o princípio do uti possidetis. 2. A recusa dos jesuítas em abandonar a região das missões foi fator importante para a eclosão da chamada guerra guaranítica (1752-1756), reduzindo os efeitos do Tratado de Madri. 3. Os Sete Povos das Missões retornam ao controle da Província do Paraguai. 4. Com a assinatura do Tratado de Madri, é concluído o processo de delimitação das fronteiras do território brasileiro.
paulovictor242004:
Fala criaaaaaaaaa, ta hard a P! do Elite?
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
C
C
E
E
Explicação:
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Correta. Com o Tratado de Madri, a Colônia de Sacramento ficou com a Espanha e os Sete Povos das Missões ficou com Portugal, o que originou o princípio do uti possidetis.
II – Correta. Os efeitos do Tratado de Madri foram reduzidos pela guerra guaranítica e consequente expulsão dos jesuítas.
III – Incorreta. Dos 30 povos das missões, sete ficaram para Portugal e somente 23 retornaram para o Paraguai.
IV – Incorreta.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás