Respostas
Resposta:
Os primeiros minutos que se sucedem a todo acidente, principalmente nos casos mais graves, são importantíssimos para a garantia de vida da vítima, principalmente se forem bem aproveitados pelo Socorrista.
As chances de sobrevivência diminuem drasticamente para as vítimas de trauma que não recebem cuidados médicos especiais dentro de uma hora após o acidente.
Se o acidentado tiver a sorte de ter um Socorrista por perto, que possa prestar-lhe os Primeiros Socorros, aumentam as suas chances de recuperação.
acid.jpgDa parte de quem presta o auxílio, há uma verdadeira corrida contra o tempo, onde os seus conhecimentos técnicos (de primeiros socorros) têm de ser praticados com rapidez e eficiência.
O autocontrole é fundamental pois, sem ele, atitudes irresponsáveis podem por em risco a vida do paciente e a sua própria.
Dentre tantas providências que se fazem necessárias nesses casos, o Socorrista deve ter bem clara em sua mente, aquelas realmente produtivas.
A sequência lógica a ser seguida pelo Socorrista, na maioria das situações de acidentes, pode ser resumida nas cinco (5) etapas seguintes:
Primeiros Socorros
Entrevista
Sinais Vitais
Exame da Cabeça-aos-pés e
Transporte do acidentado.
Explicação:
Resposta:
Desobstrução das vias aéreas, Verificar a respiração, Verificar a circulação, Verificar o estado de consciência.
Explicação:
mantenha as vias respiratórias desobstruídas, verifique a respiração e os batimentos cardíacos e o nível de consciência; Se a vitima estiver consciente e respirando bem, deite-a com a cabeça mais baixa que o tronco e pernas, exceto quando houver suspeita de fraturas no crânio;