A musicalidade e a instrumentação é um componente fundamental na prática da capoeira, nessa perspectiva, o berimbau é o principal instrumento, é ele quem comanda a roda. Esse instrumento é composto por uma verga de madeira flexível, um arame e uma cabaça que serve como caixa de ressonância ampliando o som. Para tocar esse instrumento é necessária bastante concentração e coordenação motora, assim, existem diversas abordagens didático-pedagógicas para facilitar a aprendizagem. LIMA, R. C. de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019 Diante disso do exposto acima e de acordo com os conhecimentos adquiridos na disciplina, redija um texto sobre as possibilidades de ensino do toque de angola. Aborde em seu texto, o ensino do toque por meio de uma representação simbólica.
Respostas
respondido por:
4
A capoeira é de fato bastante importante para o desenvolvimento cultural do Brasil e manutenção também da cultura africana. A musicalidade é muito interessante pois pode de fato ajudar o aluno a desenvolver diversas competências como senso rítmico, coordenação motoras, dentre outras.
Assim, o desenvolvimento da musicalidade pode se dar de diversas maneiras, dentre elas a forma simbólica onde podemos treinar por exemplo o ritmo que será de fato utilizado mas sem o instrumento, como batucando em mesas, cadeiras, apenas para treinarmos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás