Respostas
Resposta:
"As drogas psicotrópicas dividem-se em três grupos: depressoras, estimulantes e perturbadoras.
As drogas depressoras do sistema nervoso central – álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, inalantes e opiáceos - fazem com que o cérebro funcione lentamente, reduzindo a atividade motora, a ansiedade, a atenção, a concentração, a capacidade de memorização e a capacidade intelectual.
As estimulantes do sistema nervoso central - anfetaminas, cocaína e tabaco, por outro lado, aceleram a atividade de determinados sistemas neuronais, trazendo como consequências um estado de alerta exagerado - insônia e aceleração dos processos psíquicos.
As drogas perturbadoras do sistema nervoso central – maconha, alucinógenos, LSD, êxtase e anticolinérgicos produzem uma série de distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na senso-percepção. Por essa razão, são também chamadas de alucinógenos. Uma terceira denominação para esse tipo de droga são os psicotomiméticos, devido ao fato dessas distorções ocorrerem de modo espontâneo em doenças mentais conhecidas como psicoses.
É importante ressaltar que nem todas as substâncias psicoativas têm a capacidade de provocar dependência. Muitas são usadas com a finalidade de produzir efeitos benéficos, como o tratamento de doenças, sendo consideradas, assim, medicamentos."
Resposta:
Em: Perturbadoras depressoras e estimulantes.