Segundo Samuel Huntington (autor do livro, "O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial"), o mundo está dividido em nove "civilizações" conforme o mapa adiante. Na opinião do autor, o ideal seria que cada civilização principal tivesse pelo menos um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas. a) Atualmente apenas três civilizações possuem membros permanentes no Conselho de Segurança. b)O poder no Conselho de Segurança está concentrado em torno de apenas dois terços das civilizações citadas pelo autor. c)O poder no Conselho no Conselho de Segurança está desequilibrado, porque seus membros pertencem apenas à Civilização Ocicental d) Existe uma concentração de poder já que apenas um continente está representado no Conselho de Segurança.
Respostas
A afirmativa correta é a A, atualmente apenas três civilizações possuem membros permanentes no Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança da ONU ocorreu com a finalidade de realizar o asseguramento da paz em nível mundial, em que todas as vezes que um conflito tinha início também surgia o conselho.
Então ocorre a reunião do mesmo para o debate e conversas com as partes envolvidas e é tomada a decisão da melhor solução para os países. Muitos consideram como uma paz comprada, pois é comum que sejam considerados alguns interesses acima de outros.
Bons estudos!
Hoje em dia temos 5 membros permanentes no Conselho de Segurança da ONU, são os EUA, a Rússia, a França, o Reino Unido e a China, esses países representam 2/3 da população mundial (alternativa B).
A segurança do mundo e o problema do oriente:
O oriente é cheio de países com regimes fechados, muitas vezes ditatoriais e autoritários, eles detém poderio militar nuclear, inteligência, recursos e podem se tornar agressivos, como vimos recentemente no conflito entre Rússia e Ucrânia.
É por isso que existe diversos grupos, como a OTAN, que buscam "combater" de várias formas alguns países orientais.
Venha estudar mais sobre a ONU em:
https://brainly.com.br/tarefa/40599151