No módulo 5 estudamos as placas tectônicas, que podem ser vistas como imensos blocos da litosfera terrestre que se movimentam sobre a camada localizada imediatamente abaixo delas, a astenosfera . Entre outras consequências, a movimentação das placas tectônicas é um dos elementos que contribui para a formação do relevo. Dessa forma, explique como as placas tectônicas atuam na formação e modificação do relevo terrestre, que estudamos neste módulo 6.
Respostas
Resposta:
Dessa forma, poderá ser mencionado o fato dos choques entre placas tectônicas ser a origem dos dobramentos modernos. É possível que fenômenos relacionados às placas tectônicas, como o vulcanismo e atividades sísmicas apareçam nas respostas, de modo que o magma lançado pelos vulcões resfria e dá origem a rochas magmáticas e os abalos sísmicos modificam o relevo por meio da destruição causada pelos terremotos.
Explicação:
As placas tectônicas atuam na formação e modificação do relevo terrestre através da formação de montanhas e também através da influência dos processos de vulcanismo e tectonismo.
A formação e modificação do relevo terrestre
A formação do relevo terrestre ocorre na superfície através da criação de desníveis como aqueles observados na formação das grandes cadeias montanhosas e dos vales.
O relevo é modificado à medida que a atuação da movimentação das placas tectônicas ocorre sempre através de um processo dinâmico e contínuo, onde as montanhas estão sempre modificando o seu tamanho (geralmente aumentando de tamanho pela ação dos agentes internos).
Os processos como o vulcanismo, sempre que se manifesta em superfície é capaz de alterar a paisagem, resultando no surgimento de novas rochas e na destruição total ou parcial de paisagens antigas.
A movimentação das placas tectônicas também pode alterar a paisagem através da ocorrência de terremotos que podem modificar ou destruir determinada área do planeta.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre as consequências da movimentação das placas tectônicas em: https://brainly.com.br/tarefa/28189717
#SPJ2