Observe a charge abaixo. Comente como era o governo Vargas no Estado Novo (1937-1945) * 10 pontos Imagem sem legenda
Respostas
Explicação:
A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).
Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo.
Permaneceu no poder até 1945, quando foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares. Com a saída de Vargas do poder, foi organizada uma nova Constituição para o país e iniciada outra fase da nossa história: a Quarta República (1946-1964).
O Estado Novo, foi o período em que Getúlio Vargas governou o país de forma ditatorial, de modo que a tirinha faz referência a ditadores, como Adolf Hitler. Tal comparação é válida dado que em ambos governos totalitários existia a perseguição de opositores políticos e também uma promoção da figura do líder da nação.
O que foi o Estado Novo:
Getúlio Vargas governou o país de maneira extremamente autoritária, centralizando o poder em suas mãos e não permitindo a participação da oposição e da população em geral no Governo.
Foram características desse período:
- Fechamento do Congresso Nacional
- Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
- Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
- O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
- Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
- Sindicatos controlados pelo Estado
Desse modo é possível perceber que Getúlio Vargas, tinha em suas mãos um grande controle sobre o Estado Brasileiro e não permitia a população escolher seus representantes e intervinha em todos os setores da sociedade.
Leia mais sobre Estado Novo em: https://brainly.com.br/tarefa/52376182
#SPJ2